A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) marcará presença em atividades da Cúpula do G20 Social, hoje (14) e amanhã (15), no Rio de Janeiro. O G20 Social é uma iniciativa inédita da presidência brasileira, tendo como principal objetivo ouvir vozes de populações dos países que integram o grupo. 

Estão previstas mais de 200 atividades organizadas pelas entidades da sociedade civil com a participação do grupo que reúne as 19 maiores economias do planeta, incluindo também a União Europeia e a União Africana. A Conab estará representada no G20 Social pelo seu presidente, Edegar Pretto, pelo diretor de Política Agrícola e Informações, Silvio Porto, e pelo chefe da Coordenadoria de Relações Internacionais da estatal, Marisson Marinho.

Nesta quinta-feira (14), Pretto participa da abertura do evento no Museu do Amanhã. A solenidade contará com as presenças do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; da Primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva; do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; do ministro da Fazenda Fernando Haddad; da ministra da Cultura, Margareth Menezes; do representante da Sociedade Civil Internacional, Morgan Ody; da representante da Sociedade Civil Brasileira, Edna Rolland; dentre outras autoridades. 

Silvio Porto acompanha o seminário internacional “A erradicação da fome e a reforma da governança global: diálogos e convergências necessárias”, organizado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). À tarde, o diretor participa do debate sobre a agroecologia como caminho para o enfrentamento à fome, às desigualdades sociais e às emergências climáticas.

Plenária temática – Já na sexta-feira (15) está prevista a participação do presidente da Companhia em plenária temática com assuntos relacionados ao combate à fome, sustentabilidade e outras pautas de interesse social.  A primeira plenária do dia 15, dedicada a debater o combate à fome, pobreza e desigualdades, reunirá o ministro Welington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Nosipho Nausca-Jean Jezile, representante permanente da África do Sul junto à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e presidente do Comitê de Segurança Alimentar (CSA), Ibrahima Coulibaly, do Mali, presidente da Organização Pan-Africana de Agricultores (PAFO), e Elisabeta Recine, representante da Sociedade Civil Brasileira e presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

A  segunda plenária será dedicada a debater sustentabilidade, mudança do clima e transição justa e terá debatedores como o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco; Laurence Tubiana, da França, economista, diplomata e Negociadora chefe do Acordo de Paris; uma liderança indígena brasileira; e Adriana Marcolino, representante da Sociedade Civil Brasileira e Diretora Técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

O diretor Sílvio Porto estará no debate sobre mudanças climáticas, segurança alimentar e nutricional e saúde infantil, promovido pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional). A Conab possui um papel fundamental na execução de políticas públicas relacionadas a temas como segurança alimentar, agricultura familiar e sustentabilidade no campo, todos eles presentes nos debates do G20 Social.

Confira aqui matéria completa com a programação do G20 Social, divulgada pelo governo federal. 

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Publicidade

10 ações que contrariam o que muitos estão fazendo