O varejo é o setor do front. Se a economia vai mal, a inflação dispara, aumento do desemprego, renda das famílias em baixa; é nele que o impacto chega primeiro, de uma forma geral, sob viés do consumo. Além disso, muitas empresas varejistas ainda têm que lidar com a inadimplência, o que pesa nos resultados trimestrais.
Em um ambiente meio incerto nos últimos meses, o Acionista destaca três empresas Best in Class do setor de varejo e que sempre transitam nas carteiras recomendadas: Ambev (ABEV3), Assaí (ASAI3) e Magazine Luiza (MGLU3)que ainda vive sua via crucis.
De olho no setor varejista
De acordo com o relatório sobre Varejo e Consumo do BTG Pactual, “assim como os investidores internacionais, o setor de varejo continua sendo uma tese macro para os varejistas locais, com pouca exposição a ações e preocupações com os efeitos de taxas de juros mais altas sobre o consumo e os lucros”.
Isso mesmo com os investidores concordando que os fundamentos do setor de varejo estejam melhorando gradualmente, segundo os analistas, após dois trimestres com crescimento decente das vendas e expansão da margem (custos de financiamento mais baixos também impulsionam os lucros líquidos).
Você investe em empresas da Bolsa? Então você precisa fazer parte do Clube Acionista e saber o que está acontecendo. Veja em Tendências por aqui e fique por dentro das oportunidades do mercado.