Falta pouco para 2021 chegar ao fim. Mais um ano difícil e cheio de desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Contudo, é tempo de esperança e de recomeços. Época de dinheiro no bolso com o benefício do décimo terceiro salário.

O pagamento do décimo terceiro salário que será feito em novembro e dezembro deve injetar R$ 232,6 bilhões na economia do País, calcula o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A estimativa é de que 83 milhões de brasileiros vão ser beneficiados com rendimento adicional.

Mas não se engane, tem muita gente de olho no seu dinheiro. A disputa é grande. São as lojas querendo aquecer as vendas para o natal. São os bancos e financeiras querendo receber os pagamentos atrasados do consumidor. E até as corretoras e bancos de investimentos de olho na parcela para os investimentos.

Pensando nessa situação, separei algumas dicas para te ajudar a utilizar o seu décimo de forma mais consciente:

De olho na situação financeira atual

Se durante todo o ano você não parou para analisar sua situação financeira, a hora é agora. Para te ajudar, separei algumas perguntas a serem feitas antes de tomar a decisão de utilizar o décimo:

– Já organizei o meu orçamento este ano?

– Sei quanto ganho e quais são os meus gastos mensais?

– Estou conseguindo honrar as minhas dívidas?

– Estou disposto a gastar todo o meu 13° com as festas de final de ano ou penso em poupar parte do valor?

– Já relacionei todos os meus gastos de início de ano? IPTU, IPVA, matrícula, material escolar e aí por diante?

Depois destas perguntas feitas e respondidas você terá uma noção real sobre a sua vida financeira. Você conseguirá tomar decisões de forma mais assertiva. Mas lembre-se, uma mudança de comportamento em relação ao seu dinheiro precisa ser adotada. Afinal, não adianta nada adotar o controlo efetivo do orçamento e manter o mesmo estilo de vida, comprando e gastando sem pensar nas consequências.

Indo às compras de forma consciente

Fale a verdade, você é daquelas pessoas que adora presentear? Se puder compra presente para toda família, amigos, vizinho? Cuidado! O bolso pode não suportar…

Não quero te induzir a não presentear, muito pelo contrário. Também gosto muito de presentear quem amo. Mas a situação econômica da nossa sociedade, incluindo a inflação altíssima encarecendo o preço de muitos produtos, não está fácil.

Para presentear com consciência, primeiro relacione todas as pessoas que ganharão presentes. Em seguida estime um valor máximo para cada uma delas. Pesquise em 3 locais diferentes, peça desconto pois está comprando em quantidade. Lembre-se que a vida não está para “presentes” e sim para “lembrancinhas”. Troque presentes materiais por experiencias, faça um cartão, mande uma mensagem carinhosa, dê um abraço sincero, mesmo que seja virtual!

Uma excelente opção é organizar um “Amigo Secreto” para as festas de final de ano. Reduz o número de presentes e ainda anima os festejos natalinos.

 Pense na ceia de Natal como um momento de união da família. Esse ano ainda estamos no processo de pandemia e talvez a sua reunião seja menor em virtude do distanciamento social, mas não deve perder o real significado.

Economizando para poupar e investir

Tenha em mente que o décimo terceiro é um dinheiro adicional e que não faz parte da sua renda mensal. Logo, o ideal é que você separe, nem que seja uma pequena quantia, para investir.

Lembre-se: ano novo, dinheiro novo e investido! Esse é um passo importantíssimo na mudança de comportamento mental em relação ao dinheiro. Começar a pensar como investidor, o primeiro passo tem que ser dado, independentemente do valor.

Para potencializar esse dinheiro poupado, existem diversas opções de investimentos. O ideal é procurar aquela que mais se adeque ao seu perfil de investidor. Lembrando de levar em consideração o prazo de resgate, o valor mínimo que pode ser aplicado e o risco x retorno.

E você, o que está pensando em fazer com o seu décimo terceiro em 2021?

Até Breve!

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte