Saiba como montar uma carteira diversificada de Small Caps com ativos de diferentes setores. Dessa forma, usamos como exemplo a Carteira do Itaú BBA, que desde a sua criação em janeiro de 2016 tem uma performance acumulada de 116%.
O que é uma Carteira de Small Caps?
Conforme o relatório do Itaú BBA, a carteira é composta por recomendações de ações de valor de mercado inferior a R$ 10 bilhões, conhecidas como small caps. Segundo os analistas Victor Natal e Paulo Folha que assinam o documento, os pesos são sempre iguais e não há restrição de concentração setorial. A escolha de cada ação leva em conta não somente a análise fundamentalista, mas também o momento de mercado e fundamentos macroeconômicos. A carteira é voltada para o longo prazo.
Qual o objetivo de retorno?
A principio, a Carteira do Itaú BBA busca superar o Ibovespa no longo prazo, mas tende a apresentar mais volatilidade por ser composta de papéis de menor liquidez. Todavia, também pode apresentar grandes discrepâncias quando comparada ao índice sob o ponto de vista de concentração, tanto setorial quanto por grupo econômico.
A quem se destina?
Investidores que buscam superar o Ibovespa investindo em ações com menor volume de negociação na B3.
Quer saber mais sobre investir em Small Caps? Vem pro Clube Acionista e encontre a cobertura completa sobre as empresas com maiores chances de crescimento no radar dos analistas!