2020 está chegando ao fim.  Foi um ano muito desafiador e que, de fato, entrará para a história. Mas 2021 está chegando trazendo com ele novos desafios, novas oportunidades e esperança de dias melhores. E para auxiliar nessa jornada, nada melhor que poder contar com um bom planejamento. Planejar possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial de futuro. É materializar o que de fato você se dispôs a fazer.

Com o planejamento financeiro não pode ser diferente, ele é uma ferramenta poderosíssima para conquistar os objetivos almejados. Contudo, grande parte das pessoas nunca fizeram um planejamento e não sabem por onde começar. Por isso, vou trazer uma forma clara e simples de construção, em apenas 5 passos, para te ajudar na caminhada do próximo ano.

Antes de começar a montar o seu planejamento para 2021, reflita sobre seus sonhos, metas e objetivos. Esse é o primeiro passo. Onde você quer chegar, o que você quer alcançar. Quer mudar de casa, trocar o carro, ir em busca de um emprego melhor? Precisa quitar dívidas? Reunir a família e conversar sobre sonhos individuais e coletivos é muito importante também. O que vocês querem construir juntos para o novo ano? Falar sobre dinheiro em algumas famílias ainda é um grande tabu, por isso comece falando sobre coisas boas, sobre sonhos.

Feito isso, é hora de colocar a mão na massa e entender como administrar seus recursos. O segundo passo é organizar suas contas pessoais. Faça um levantamento detalhado dos seus ganhos e de todos os seus gastos. Separe fatura de cartão, extrato bancário, boletos, carnês e analise sua situação financeira atual. Perceba onde você pode economizar e até o que pode ser cortado de forma definitiva do seu orçamento.

O terceiro passo é utilizar uma ferramenta para controle mensal. Fazer um orçamento financeiro bem organizado vai te ajudar e muito a seguir com o seu planejamento. Algumas pessoas adoram planilhas em Excel, outras surtam só de ouvir falar. Aqui você deve escolher o que melhor lhe atende. Seja um caderno, uma planilha ou até mesmo um aplicativo, o mais importante é ter esse controle feito com disciplina e de forma assertiva.

O quarto passo é mudança de Mindset financeiro, ou seja, mudar o seu comportamento mental em relação ao uso do dinheiro. Essa mudança deve começar pela forma como você consome. Não resistir a uma promoção, comprar por impulso, para satisfazer desejos momentâneos tem sido uma cilada para a vida financeira das pessoas. Por isso, consumir de forma consciente precisa fazer parte da sua vida já. Aprenda a economizar, a poupar e faça o dinheiro trabalhar para você.

O quinto e último passo é aprender Educação Financeira. A Educação Financeira vai muito além do que lidar com números e planilhas. É através dela que você conseguirá autonomia e sustentabilidade. Aprenderá a fazer escolhas conscientes para realização dos sonhos e objetivos. E, acima de tudo, terá um olhar para a longevidade, pensando na construção da independência financeira e da aposentadoria sustentável.

Planejamento foi feito para ser seguido, não é mesmo?   

Agora que você conheceu os 5 passos para construí-lo, é só começar!

 Até Breve!

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte