Com a chegada de um novo ano vêm também os planos para uma vida financeira mais próspera. Manter um bom score de crédito é essencial para garantir que isso aconteça, possibilitando melhores condições de financiamento, obter empréstimos com taxas de juros mais baixas e até mesmo para conseguir um emprego ou alugar um imóvel.
Segundo dados da Serasa Experian, uma boa pontuação está acima de 501 pontos, sendo a ideal acima de 701 pontos.
Para Cristiano Rocha, CRO da Geru, fintech de crédito para pessoas e empresas comprometidas com seu futuro, da Open Co, muito além do que pagar as contas em dia, há outras boas práticas que podem ajudar a melhorar a avaliação.
“O crédito não precisa ser utilizado apenas para pagar dívidas, mas um impulsionador para quem visa conquistar um bem ou realizar um sonho. No entanto, para conseguir boas oportunidades, seja o tomador pessoa física ou jurídica, é fundamental ter um bom histórico”, analisa.
A seguir, o especialista apresenta cinco maneiras para aumentar a pontuação e conseguir boas oportunidades. Confira!
1. Utilize o crédito de forma responsável
Em primeiro lugar, evitar usar todo o seu limite de crédito é uma forma eficiente de demonstrar equilíbrio financeiro.
“É recomendado utilizar menos de 30% do limite disponível em cartões. Isso demonstra aos credores que o consumidor sabe gerenciar suas finanças de forma responsável, com equilíbrio”, ensina o CRO.
2. Mantenha contas antigas ativas
Em segundo lugar, contas antigas com bom histórico de pagamento são valiosas para a análise do histórico. “Em tempos de inteligência orientada por dados, não fechar estas contas é uma forma de comprovar a capacidade em gerenciar crédito ao longo do tempo”, afirma Rocha.
3. Diversifique as fontes de crédito
Ao contrário do que diz o senso comum, ter diferentes tipos de crédito, como cartões, empréstimos pessoais e financiamentos, pode ser positivo.
“Seguir a regra do limite dos 30% no orçamento doméstico na totalidade que está comprometido com produtos financeiros evidencia que a pessoa consegue administrar o que ganha”, garante o executivo.
4. Negocie dívidas
Se estiver com dificuldades para pagar alguma dívida, entre em contato com o credor para negociar uma solução. “Renegociar dívidas antigas pode evitar que a inadimplência já registrada afete ainda mais negativamente o histórico”, explica o executivo.
5. Seja adicionado como usuário autorizado
Por fim, pedir a um amigo ou familiar de confiança, com um bom histórico de crédito, para adicioná-lo como usuário autorizado em um de seus cartões é uma forma de chancelar o perfil de bom pagador. “O histórico positivo deste cartão refletirá em seu relatório, contribuindo para uma melhor pontuação”, encerra Rocha.
As informações são de Pine PR.