Bolsa de Valores não é só para os ricos, você já deve ter percebido isso em diversas redes. As opções para investir com pouco dinheiro são incrivelmente amplas e pode variar entre várias categorias. Dessa forma, ajudando investidores iniciantes e até mesmo os mais experientes a encontrar boas oportunidades e extremamente acessíveis.
Conforme os especialistas, além de ações, fundos e fundos de índices (os ETFs) oferecem a solução ideal para quem deseja diversificar com pouco dinheiro. Isso inclui categorias de renda fixa e renda variável dos mais variados riscos e potencial de retorno.
Atualmente, diante do atual cenário, as principais recomendações estão no entorno dos ETFs que seguem o desempenho do Ibovespa, dividendos e IMA-B (que segue os títulos do tesouros direto ligados ao IPCA).
Dessa forma, é importante lembrar que ETFs fazem parte da categoria de renda variável. Já os fundos tradicionais, são divididos entre Fundos de Renda Fixa, Fundos Multimercados, Fundos de Ações e Fundo Cambial. Conforme os profissionais, você não deveria investir todo o seu dinheiro em único ativo (aplicação), mas sim uma parte do total de sua carteira (grupo de diversos investimentos).
Assim, com a diversificação, é possível intercalar em alternativas mais seguras e outras mais ousadas para buscar rendimentos maiores.
“A gente está com uma visão positiva para a Bolsa brasileira, mas sempre tem riscos. Em momentos como o atual, de expectativa de queda da Selic, tem uma boa perspectiva para a Bolsa, principalmente porque ela ainda está barata”, afirma Rachel de Sá, chefe de Economia da Rico para o canal UOL.
Portanto, entrar na renda variável pode ajudar você a ter maiores ganhos, mesmo que possam demorar alguns meses ou anos para acontecer. Nesse sentindo, saiba que o maior retorno está sempre acompanhado de um elevado risco, por isso, muitos especialistas dizem que é preciso ter “estômago” (preparação financeira e mental) na hora de entrar em algo com altíssimo potencial. Por exemplo, no mercado de criptomoedas ou algo parecido.
Investir na Bolsa com pouco dinheiro
É possível entrar em criptomoedas através dos fundos? Sim, existem vários ETFs que você pode comprar com menos de R$100. O mundo dos fundos é vasto e pode ajudar você em diversas categorias, venha conhecer melhor no Clube Acionista, vamos ajudar você a encontrar as principais recomendações.
principal vantagem da renda variável é a maior rentabilidade. Mas esses ganhos maiores podem vir apenas no longo prazo. Muitas vezes, é importante ter sangue frio para esperar o momento de queda do preço da ação passar. Ou seja, se o investidor vender a ação quando o preço cair, terá prejuízo. Nos fundos de investimento, há um valor mínimo para investir. Mas o investidor encontra diversas opções com aplicações iniciais baixas, até mesmo por R$ 100.
Na hora de escolher onde investir, converse com algum profissional, veja se o fundo está alinhado com a sua carteira ou seu objetivo pessoal. Caso tenha interesse, me coloco à disposição para conversar: é só entrar em contato comigo por aqui.