Para iniciar seus investimentos na Bolsa de Valores, é preciso entender que as ações representam uma parte acionária da empresa. Além disso, o processo de compra e venda de ações é feito por meio do código das ações.

Entender o significado de cada sigla, bem como a letra e número pode ajudar você a entender o tipo de ação que você está comprando e os benefícios por trás do código.

O significado dos códigos

Para começar a pesquisar as empresas na Bolsa, navegar pelo seu Home Broker e acompanhar os preços das ações, você precisará realizar sua busca via os códigos das empresas, que são compostos por quatro letras e um número.

As letras representam a empresa e os números as condições para tal empresa. Por exemplo, para buscar as ações da Petrobras, você precisa digitar os códigos PETR4 (para ações PN) ou PETR3 (para ações PN). Este mesmo processo pode ser feito para encontrar qualquer outra empresa de seu interesse.

Contudo, apesar dos códigos das empresas finalizarem principalmente com o final 3 ou 4, existem outros que são importantes conhecer. Pois há várias diferenças entre os códigos do mercado à vista, mercado fracionário e mercado a termo.

Tipos de Código das Ações

Cada letra ou número pode alterar o significado do código, por este motivo é preciso entender o que cada um significa. Abaixo destacamos os principais significados entre o mercado à vista e o fracionário.

  • Mercado à vista:

As letras representam a empresa e o número faz referência ao tipo de ação. Por exemplo: PETR4 (Petrobras), VALE3 (Vale S.A), ITUB4 (Itaú), etc.

  • Mercado fracionário:

Geralmente a venda tradicional (no mercado à vista) é realizada em cotas de 100 ações, ou seja, o mercado fracionário permite que você compre entre 1 e 99 ações. Para encontrar essa opção em seu home broker, basta colocar no fim do código tradicional a letra F. Por exemplo: PETR4F (Petrobras), VALE3F (Vale S.A), ITUB4F (Itaú).

Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos para investir, veja por aqui.

Como funcionam os números

Agora que você já entendeu que as letras iniciais representam a empresa, confira os significados dos números com o qual acompanham os códigos.

Final com código 1 (um):

Significa o direito de subscrição de uma ação ordinária (ON).

Ações com final neste código, significam o direito de compra destes papéis com prazos e preços pré-definidos. Assim, caso não tenha o interesse em exercer o direito de subscrição, é possível vender para outro no mercado secundário.

Final com código 2 (dois):

Significa o direito de subscrição de uma ação preferencial (PN).

Ações com final neste código, assim como especificado acima, você tem um prazo e um preço pré-definido para comprar o direito dos papéis. Dessa forma, caso não tenha interesse é possível vender no mercado secundário (direto do seu home broker).

Final com código 3 (três):

Ações ordinárias -ON-.

São aquelas tradicionais com direito a voto para quem é acionista. Assim, quanto mais ações deste código você tiver, maior o peso do voto. Por exemplo: PETR3 (Petrobras), VALE3 (Vale S.A), BBAS3 (Banco do Brasil).

Final com código 4 (quatro):

Ações preferenciais -PN-.

Os códigos com este final dão a prioridade no recebimento de dividendos. Por exemplo: PETR4 (Petrobras), ITUB4 (Itaú), etc.

Finais com código 5 (cinco), 6 (seis), 7 (sete) e 8 (oito):

São ações preferenciais de diferentes classes. A (PNA), B (PNB), C (PNC) e D (PND), respectivamente.

O número 5 representa as ações preferenciais classe A de uma empresa. Por exemplo, a USIM5 (Usiminas).

Já as ações com o número 6 representa as ações preferenciais classe B de uma empresa. Por exemplo: ELET6 (Eletrobras).

Os números 7 e 8 representam respectivamente as ações preferenciais classe C e D de uma empresa.

Final com código 9 (nove):

Significa Recibo de subscrição sobre ações ordinárias.

Refere-se à conclusão da compra referente ao citado acima com a ação com código 1 (um). Portanto, ao exercer este direito, antes da ação entrar na sua carteira, ela ganha o final 9.

Final com código 10 (dez):

Significa Recibo de subscrição de ações preferenciais.

Refere-se a conclusão da compra citada acima, porém através das ações preferenciais. Ou seja, é a conclusão do direito referente a subscrição com final 2, ganhando o final 10 antes de entrar na carteira.

Final com código 10 (dez):

São Unidades (“Units”) e BDR.

As “Units”, são “pacotes” com PNs e ONs em uma proporção específica, ou seja, negociadas em grupo. Já as BDRs (certificados de depósito brasileiros) são certificados de depósitos de ações de empresas no exterior negociadas na Bolsa.

Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.

Publicidade