Entre os temas discutidos nas organizações, o conceito de transformação digital permanece na pauta dos assuntos estratégicos. Considerando-se que o mundo está passando por transformações em uma velocidade cada vez mais acelerada, fazer negócios hoje significa navegar em um ambiente com várias agendas e com diversos stakeholders, em que a adoção de práticas de transformação digital, se bem explorada, se torna uma grande aliada.

Nesse contexto, gostaria de convidá-los a refletir como foi o seu ano de 2022 em termos de transformação digital e, ainda, sugerir algumas dicas.

Primeiramente, vale ressaltar que a transformação digital pode assumir várias conotações. Acredito na máxima que diz: “transformação digital é muito mais sobre cultura e pessoas do que tecnologia” e, como nos mostra a famosa frase de Peter Drucker: “a cultura come a estratégia no café da manhã”. Assim, podemos deduzir que, quando o assunto é business, a cultura organizacional pesa muito mais no processo de transformação, inclusive na transformação digital, de qualquer empresa.

As fases

Segundo artigo de Didiet Bonnet, publicado na Harvard Business Review (HBR), podemos destacar três fases da transformação digital que propiciam diferentes oportunidades de aprendizagem organizacional:

  1. Modernização: que trata de simplificar e digitalizar processos e funções existentes;
  2. transformação em toda a empresa: que representa o esforço complexo de mudança entre cadeias de valor; e
  3. criação de novos negócios: que implica em se aumentar receita na base existente ou criar novas linhas de receita, para a experiência do cliente.
    Podemos melhor compreender essas etapas por meio de exemplos. Vejamos:
Exemplos  Etapa 1: ModernizaçãoEtapa 2: TransformaçãoEtapa 3: Criação novos negócios
ClientesCriar aplicativos para os  clientes ou implementar novos pontos de contato de autoatendimento.Apoiar a experiência de cliente totalmente integrada em todos os seus canais físicos e digitais.Explorar novos modelos de negócios baseados em assinaturas, passando da venda de produtos à prestação de serviços.  
OperaçõesConectar produtos e reprojetar. digitalmente os principais processos.  Desenvolver um aplicativo da Internet das Coisas para manutenção de condições ou automatização de processos, do pedido ao pagamento.  Aplicar o uso de dados e análises para prever com precisão o desempenho operacional de produtos ou sistemas.
FuncionáriosAutomatizar processos de RH, ou implementar um portal de autoatendimento para os funcionários.  Institucionalizar métodos ágeis de trabalho.Estabelecer uma cultura contínua de aprendizado e requalificação. 
Origem: artigo HBR adaptado.

Na minha opinião, deveria ser introduzida uma etapa anterior às mencionadas no referido artigo, que seria a de ter a transformação digital discutida e considerada no Planejamento Estratégico da empresa, pois, dessa forma, os cursos de ação necessários e os meios adequados seriam previamente estabelecidos para atingir os objetivos do negócio.

Voltando às etapas mencionadas, provavelmente esses três horizontes de transformação digital não são completamente lineares, pois entendo que as organizações poderão gerenciar um portfólio de iniciativas abrangendo as três áreas, simultaneamente. Por exemplo, podemos realizar uma certa modernização para quick wins, ao mesmo tempo, por meio de programas globais em toda a empresa e/ou modelos de negócios inovadores por meio de experimentos e pilotos controlados.

Vale ressaltar que o artigo da HBR menciona que, do ponto de vista da aprendizagem organizacional, é raro se encontrar exemplos de líderes digitais em grandes corporações que ultrapassaram as fases iniciais.

Então eu questiono: como implementar um processo de transformação digital mais efetivo nas organizações?

A introdução de uma fase preliminar às mencionadas, com certeza contribuirá para a introjeção da transformação digital como um valor da cultura organizacional, pois estará contemplada no Planejamento Estratégico. Outra dica, consequentemente, como chave para uma transformação digital mais bem sucedida, seria seguir as etapas, ou seja, começar com a modernização e investir foco e os recursos necessários para se fazer a coisa certa. Por fim, aumentar a maturidade digital da sua organização por meio da curva de aprendizagem corporativa da transformação digital aumentará suas chances de sucesso.

Errou? Corrige! Não deu certo? Pivota! O importante é iniciar e o resto vai se ajustando na jornada!

Referências:
Bonnet, Didier. 3 Stages of a Successful Digital Transformation. Harvard Business Review. September 20, 2022. Disponível em: https://hbr.org/2022/09/3-stages-of-a-successful-digital-transformation.

Silmara Santos – Executiva de Finanças com mais de 25 anos de experiência em multinacionais e empresas nacionais de médio e grande portes, incluindo Big4, medical devices, consumer goods, entre outros segmentos,  contribuindo de forma significativa para impulsionar o crescimento e gerar resultados sustentáveis para essas empresas. Entusiasta por pessoas, diversidade, inovação e transformação digital. Mestre Profissional em Controladoria Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Graduada em Ciências Contábeis pela PUC-SP, com CRC ativo; MBA com foco em Liderança pela Middlesex University (Inglaterra); ACCA Part-Qualified pela London Metropolitan University; Certificado em Lean Office; Extensão em Planejamento Tributário pelo COGEAE/PUC-SP; Formação pelo CELINT para atuar como Conselheira Consultiva e Cofundadora do W-CFO Brazil.  
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