Veja como encontrar as oportunidades na Bolsa de Valores e o passo a passo para começar a investir de forma simples e fácil.
A Bolsa de Valores é o ambiente onde você pode encontrar ótimas oportunidades de investimentos e alto potencial de ganho, mesmo assim, a maioria da pessoas ainda possuem receio de investir.
Muita gente ainda pensa que investir na Bolsa é muito arriscado e complicado, só para investidores ricos. Mas isso não é verdade. Mesmo que investir na Bolsa de Valores demande de algum conhecimento, qualquer pessoa, com um mínimo de disciplina e dedicação, pode aprender e começar a ganhar dinheiro.
A maior dificuldade está em conseguir lidar com as emoções, pois aplicar o dinheiro é muito fácil e ganhar é viciante. Portanto, aqueles que possuem disciplina e possuem um plano consistente geralmente ficam na frente dos gananciosos e apressados.
O passo a passo para começar a investir
Veja 10 (dez) dicas para começar na Bolsa de Valores e começar a encontrar oportunidades:
(1) Comece gerenciando os riscos: Defina quanto de dinheiro você conseguem enviar para investir em Bolsa, podendo ser mensalmente, semestralmente ou anualmente (como preferir), estude as empresas e pesquises onde os profissionais estão sugerindo investir e proponha-se a ter uma estratégia para controlar as emoções.
Investir em renda variável, envolve oscilações do mercado, isso resulta em ganhos ou perdas. A sua perda, está limitada ao valor do investimento e o ganho é ilimitado.
De modo geral, os analistas sugerem o equilíbrio entre ativos de diferentes setor e até mesmo modalidades (ações, fiis, bdr, etf e etc). Além disso, considera-se ideal começar com pequenos aportes e aumentá-los conforme se adquire mais conhecimento.
(2) Seleção estratégia e ativos: Primeiramente defina a sua estratégia, isto é, saiba qual o seu real objetivo, podendo estar entre a busca por ativos para grandes retornos, a concentração em ativos para ter uma renda constante ou mix balanceado. Na sequência faça uma lista (uma seleção) daqueles ativos de sua preferência ou daqueles que você viu através de pesquisa que estão entre os mais sugeridos.
(3) Defina os critérios e seja fiel: Ao definir os critérios, você perceberá que há diferentes opções para cada estratégia, portanto escolha aquelas que você mais confia e comece a aplicar. Nos critérios de seleção, certifique-se de ter bons fundamentos que apoiam a decisão, sendo fiel à decisão mesmo em períodos mais turbulentos.
Controlar as emoções é um desafio, pois as oscilações do dia a dia podem levar você a tomar decisões equivocada. A principal dica dos profissionais para conseguir lidar com a situação é acompanhar o mercado de forma ordenada. Ou seja, com menos apego ao preço atual das ações e sendo mais fiel aos critérios que levou você a investir, acreditando que o ativo irá corresponder em lucros no longo prazo.
(4) Faça a gestão da carteira de forma permanente: O investimento deve ocorrer de forma gradativa, de preferência em ativos com alto potencial para atender a sua estratégia. Portanto, venda as ações que perderam os fundamentos e compre ou recompre àquelas que compõe seus critérios. Reinvista os proventos e mantenha o controle das posições.
Não há uma metodologia ideal para escolher empresas, mas sim a sua forma ideia para acompanhar o mercado. Como sugestão, faça uma lista de empresas para colocar no “radar” e acompanhe as movimentações e os fundamentos. Assim, você conseguirá acompanhar um grupo de ativos e ter melhor embasamento para escolher qual colocar na carteira, além disso, poderá definir quando e porquê realizar as operações de compra ou venda.
Apenas como dica: tenha no radar certa de 40 empresas e tente não superar os 20 ativos na carteira. Ter pouco dinheiro em vários ativos fará você dividir tanto o resultado que no total poderá não ter o retorno que você espera, por conta disso, uma gestão criteriosa faz todo sentindo na hora de investir.
Como Selecionar as oportunidades na Bolsa de Valores
Montar uma lista com as melhores ações pode ser uma tarefa complicada que exige muito tempo de estudo. Por conta disso, sugerimos o Clube Acionista onde incluímos diversas fontes em um só lugar com a opinião dos analistas.
A tarefa de ter que pesquisar passa a ser mais simples e rápida por estar tudo em um só lugar.
Deste modo, a construção de sua lista de oportunidades e o acompanhamento de cada oportunidade se torna muito mais acessível.
A busca de forma mais avançada no Clube Acionista se dá pelos ambientes “Análise de Mercado” onde você encontrará os relatórios, os Guia de Ativos e as Cartas dos Gestores.
Nas análises você pode selecionar alguns indicadores fundamentalistas e incluí-los em sua seleção de ativos. Como sugestão, evite realizar comparações muito generalizadas, veja algumas dicas:
1- Preste atenção nos Betas (aquelas empresas que acompanham ou não o mercado)
2- EV/Ebit negativo é perigoso
3- ROE, ROA, P/VPA e P/L são indicadores importantes a se considerar.
4- Observe os preços alvos sugeridos pelas casas
5- Dividend Yield atual mostra o lucro que já foi entregue, portanto, certifique as projeções e os fundamentos da empresa para ter certeza se há viabilidade para retornos com dividendos no futuro.
Conclusão
Encontrar as oportunidades na Bolsa de Valores pode ser mais fácil se você usa o Clube Acionista à seu favor. Isso depende principalmente pela forma como você lida com seu dinheiro e organiza sua carteira.
Este tipo de investimento, mesmo que tenha alto potencial de retorno, possui riscos e, por isso, demanda de disciplina, autocontrole e coerência na hora de tomar alguma decisão.
ENTENDA MAIS SOBRE INVESTIMENTOS
Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne conteúdos exclusivos para ajudar quem quer entender melhor sobre o mundo dos investimentos. Trilhas educativas para você tirar as principais dúvidas e descobrir como potencializar seus rendimentos. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!
Você também pode entender mais sobre o mercado com os conteúdos diários do Portal Acionista.