Imagem: Freepick

Final de ano chegando, o natal batendo à porta e a lista de presentes só faz crescer. É hora então de pegar papel e caneta e anotar algumas dicas para economizar dinheiro e não começar 2023 com a cabeça quente cheia de dívidas.

Antes de mais nada…

O Natal é uma época muito especial, onde os cristãos celebram o nascimento de Jesus. Esperança, renovação, generosidade fazem parte dessa data. Além, é claro, das confraternizações, troca de presentes, shoppings lotados, panetones, e tantas outras peculiaridades que só essa época do ano traz.

Então, antes de mergulhar de cabeça nos festejos, é necessário fazer um planejamento. Comece registrando todas as suas despesas e, ao analisar seu orçamento mensal veja se há espaço para mais prestações. O desejo de presentear as pessoas amadas é grande, mas nem sempre a situação financeira permite.

Feito isso, crie metas para os seus gastos natalinos. Estabeleça um limite de valor para cada presente. Se possível, direcione um percentual do décimo terceiro para os presentes e tente comprar à vista, negociando descontos. O mais recomendado é que evite as compras parceladas no cartão de crédito. Separe quanto está disposto a gastar para não correr o risco de comprar além da conta. Pesquise em pelo menos três locais diferentes, peça desconto, não tenha vergonha.
Uma boa opção é comprar pela internet, utilizando cupons de descontos e de frete grátis.

Fale sobre dinheiro em família, vejam juntos uma possibilidade de trocar o presente material por “amor”. Afinal, a vida não está para presentes e sim para “lembrancinhas”. Com a inflação em alta fica cada vez mais difícil ir às compras. Por isso use a criatividade, faça um cartão, mande uma mensagem, grave um vídeo. O importante é demonstrar todo amor que existe dentro de você.

Reunir a família e celebrar é um dos maiores prazeres do Natal, não é verdade? Então, pedir a cada um que leve um prato para os festejos não será um constrangimento e você ainda consegue economizar com a ceia. Uma forma de animar a noite de Natal e não deixar o presentinho de fora é participar de amigo secreto. Todos saem com um presente e não pesa no bolso de ninguém. Estipule um valor que seja ideal para todos e boa diversão!

Aproveite o final de ano e faça uma faxina nos armários. Tire o que não usa mais e doe. O que é velho para você pode ser muito útil para os outros. Envolva as crianças, fale da importância de ajudar o próximo. Nada mais natalino que a generosidade, não é mesmo?

Use e abuse da criatividade, o que vale mesmo é o carinho e atenção. Exercite a memória afetiva dentro de casa com sua família. Nem sempre presentes caros nos traz felicidade!

2023 é logo ali …

O ano novo vai chegar trazendo esperança e muitos desafios. Estamos num período de juros na casa de dois dígitos e alta no endividamento das famílias. Segundo a Peic (pesquisa de endividamento e inadimplência do consumido), a parcela de famílias com algum tipo de dívidas em novembro deste ano está em 78,9%. A taxa é superior aos 75,6% de novembro de 2021.

Não bastasse o cenário econômico, o início do ano é cheio de compromissos financeiros. Como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar. Por isso, lembre-se de separar a maior parte do décimo para se preparar para as despesas que virão e não começar o ano cheio de parcelas no cartão de crédito.
E para quem não tem o benefício de um salário a mais no final de ano, o importante é ter equilíbrio e não gastar além da conta.

Um Feliz Natal!

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte