A aposentadoria ainda parece ser um tema distante para muitas pessoas. E a história nos confirma isso. Antes da Segunda Guerra mundial, a maioria dos americanos trabalhavam até morrer. A taxa de participação na força de trabalho de homens com 65 anos ou mais era superior a 50% até os anos 1940.

Foi somente na década de 1980 que surgiu o conceito de que todos precisavam e deveriam ter uma aposentadoria digna. A partir de então, a forma de obter essa aposentadoria digna tem sido a expectativa de que cada um vai economizar e investir nela do próprio bolso.

Mas como fazer isso, de fato?

A resposta é: Se planejando!

 Já temos consciência que depender ou poder contar apenas com recurso do INSS não é suficiente, conforme divulgado pelo Raio-X do Investidor Brasileiro em sua quinta edição (Relatorio_5_edicao_do_Raio_X_do_Investidor_Brasileiro.pdf). 92% dos aposentados afirmam se sustentar apenas com o benefício do INSS, mas eles admitem que as despesas aumentaram muito e que a vida financeira piorou depois da aposentadoria.

Contudo, não precisamos continuar assim, com essas dificuldades financeiras quando o momento da aposentadoria chegar.

Tome uma atitude!

Comece mudando o Mindset (mentalidade). Se imagine daqui há 20, 30, 50 anos quando o seu momento da aposentadoria chagar. Como você quer estar? Fisicamente, mentalmente e financeiramente. Para chegar com saúde no momento da “melhor idade”, você precisa começar a cuidar da alimentação, a fazer atividade física, a evitar excessos de gordura, de açúcar, de álcool, enfim é necessário começar cedo para viver e manter uma vida saudável. Pois bem, com o seu dinheiro não pode ser diferente. Se você não quer depender apenas do INSS para ter renda quando não puder mais trabalhar, ou se é autônomo e nunca contribuiu, é preciso se planejar para começar.

O primeiro passo é aprender a poupar. Mesmo quem pensa que ganha pouco e não sobra nada ao final do mês, tem condições de começar a poupar. E nem será preciso grandes sacrifícios para isso. Comece organizando as finanças. Fazendo um levantamento detalhado das despesas, das compras parceladas, do seu perfil de consumo. Com certeza você encontrará grandes oportunidades para economizar e cortar gastos desnecessários.

O segundo passo é refletir quanto tempo você ainda tem pela frente antes da aposentadoria chegar de fato. Você vai perceber que ainda tem tempo suficiente para começar a se organizar, poupar e investir o dinheiro mensalmente para construir sua aposentadoria sustentável. Lembre-se, perseverança e disciplina não podem faltar.

Calcule o valor necessário

Como saber qual valor será o suficiente para manter o padrão de vida no momento da aposentadoria?

Duas analises precisam ser feitas:

 Se você contribui para o INSS e já tem noção de quanto será o valor da sua aposentadoria, o calculo precisa ser de um valor complementar.

Mas se você não contribui para o INSS, o valor que precisará guardar será de 100% do seu padrão de vida quando parar de trabalhar.

Para facilitar esse cálculo, você pode partir do seu fluxo de caixa atual, ou seja, do seu orçamento doméstico onde consta todas as suas receitas e despesas. Retire as despesas que não serão mais necessárias na aposentadoria, como estudo dos filhos e financiamentos que já terão sido quitados. Acrescente as despesas comuns dessa fase da vida, como gastos adicionais com saúde, pois eles aumentam consideravelmente na velhice, e com as horas livres que terá, como viagens.

Agora, acrescente as receitas previstas de aposentadoria, incluindo também a renda estimada que receberá da previdência social (INSS). Verifique, então, se a renda que você imagina que terá na aposentadoria será suficiente para cobrir esses custos estimados.

Se não for suficiente, como é comum acontecer, verifique qual a renda complementar necessária para cobrir as suas despesas durante esta fase da vida. Considerando a idade que pretende se aposentar e a expectativa de vida, calcule o montante que deverá ter acumulado para conseguir esta renda complementar e o valor mensal que você precisará poupar para atingir este objetivo.

Para ajudar nesse cálculo, estou deixando uma planilha de simulador da Independência Financeira de presente!

Acesse o site https://cifraoeducacaofinanceira.com/ e vá na aba Realizando sonhos – Simulador da Independência Financeira.

Invista de forma consciente

Não basta apenas organizar o orçamento, economizar e poupar. Você precisa direcionar o valor poupado para um investimento adequado.

Antes de mais anda é importante saber qual o seu perfil de investidor, se conservador, moderado ou arrojado. Em seguida é preciso ter visão de longo prazo e entender que os investimentos direcionados para a aposentadoria precisarão estar em ativos de longo prazo, fazendo uma composição de carteira balanceada, sempre visando segurança e rentabilidade.

Existem algumas opções de investimentos mais indicadas para a carteira de aposentadoria como Previdência Privada, Tesouro IPCA, LCI e LCA, Fundos de investimentos e até boas Ações que paguem dividendos.

Dê o primeiro passo rumo a aposentadoria sustentável!

Até Breve!

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.