No dia primeiro de janeiro as pessoas mentem para si mesmas, colocando uma série de metas para resolver a vida: quitar dívidas, começar a investir, lançar um negócio próprio, comprar um carro novo, viajar para outros países.

Enfim, as pessoas colocam muitas metas e, como em todo ano, fazem a mesma coisa. Lá pelo meio do ano, veem que não vão conseguir cumprir quase nada daquilo que se propuseram no início.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, apenas 8% das pessoas que fazem metas de ano novo conseguem cumpri-las até o final do ano.

Isso significa que 92% das pessoas que fazem metas de ano novo estão mentindo para si mesmas.

Mas é possível realizar metas reais utilizando métodos e ferramentas que nos auxiliam na construção desse processo desde que estejamos realmente comprometidos.

Uma ótima ferramenta é a Matiz SMART, que ajuda a definir metas específicas e mensuráveis ela utiliza cinco critérios:

S de específica: a sua meta deve ser clara e precisa, sem deixar margem para dúvidas ou interpretações. Por exemplo, em vez de dizer “eu quero ganhar mais dinheiro”, diga “eu quero aumentar a minha renda em 15% até dezembro”.

M de mensurável: a sua meta deve ter um indicador que possa ser medido e acompanhado, para que você saiba se está progredindo ou não. Por exemplo, em vez de dizer “eu quero emagrecer”, diga “eu quero perder 5 quilos até junho”.

A de alcançável: a sua meta deve ser desafiadora, mas não impossível, para que você não se frustre ou desanime. Por exemplo, em vez de dizer “eu quero ser o próximo Warren Buffett”, diga “eu quero investir R$ 300,00 por mês durante o ano”.

R de relevante: a sua meta deve estar alinhada com os seus valores, propósitos e visão de futuro, para que você tenha mais sentido e satisfação ao realizá-la. Por exemplo, em vez de dizer “eu quero viajar pelo mundo”, diga “eu quero conhecer 1 estado novo que eu sempre sonhei em visitar até dezembro”.

T de temporal: a sua meta deve ter um prazo definido, para que você tenha um senso de urgência e comprometimento. Por exemplo, em vez de dizer “eu quero aprender inglês”, diga “eu quero atingir o nível intermediário de inglês até outubro”.

Para usar a Matriz SMART, você pode seguir os seguintes passos:

Escreva a sua meta de forma genérica, sem se preocupar com os critérios da matriz.

Revise a sua meta, aplicando cada um dos critérios da matriz, e reescreva-a de forma mais específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal.

Avalie a sua meta, verificando se ela está de acordo com os cinco critérios da matriz, e faça os ajustes necessários.

Agora vamos colocar em prática e começar essa jornada dentro de uma realidade mensurável.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte