Entenda como a cultura popular pode influenciar a economia e até mesmo a bolsa de valores

Assim como os indicadores macroeconômicos afetam o mercado financeiro, a cultura popular também pode impactar esse cenário. A cantora Taylor Swift, por exemplo, foi citada pelo Livro Bege do Federal Reserve (FED) por conta do engajamento que a turnê musical “The Eras Tour” causou na economia norte-americana.

O show em questão seria o que aconteceu em maio na Filadélfia e engajou positivamente o turismo da cidade localizada na Pensilvânia. Dados da Billboard Boxscore, até 20 de abril deste ano, apontam que a artista já arrecadou U$853 milhões com a turnê musical, em receita bruta, e projeta que possa chegar até U$1 bilhão.

A alta demanda, que a presença de apresentações de grandes artistas, faz com que toda a economia local seja influenciada direta e indiretamente, tanto positivamente quanto negativamente. Um exemplo disso é a queda de 9,6% das ações da Time For Fun (SHOW3), organizadora dos shows da Taylor Swift no Brasil, na segunda-feira (20/11), após incidentes relacionados ao calor durante as apresentações no Rio de Janeiro.

O iHUB Lounge possui uma área exclusiva com e-books e planilhas para você multiplicar os ganhos investindo. A entrada na plataforma é gratuita clicando aqui!

Na Coreia do Sul, por exemplo, a pausa de dois anos do grupo musical BTS pode fazer com que a economia perca bilhões na moeda do país. De acordo com estimativas da Fortune, os artistas já geraram mais de U$29,4 bilhões para a economia da Coreia do Sul entre 2014 e 2023.

Efeito Barbie

Neste ano, a estreia do filme de uma das bonecas mais famosas do mundo, que ocorreu em julho, gerou movimentações consideráveis até nas ações da Mattel. O filme faturou cerca de 3,3 bilhões de reais, sendo um dos maiores lançamentos da história do cinema.

Com uma estratégia de marketing bastante eficiente, o filme impulsionou a venda de bonecas, que representam mais de 20% da receita da empresa, e as ações da Mattel tiveram uma valorização de 8,22% nos últimos 12 meses. Confira o cenário das ações da empresa na Nasdaq: 

Fonte: Google Finanças

É possível observar que de julho até outubro, as ações da Mattel tem uma alta considerável e permanecem em um patamar alto, período em que o filme estava em exibição nos cinemas. Após isso, as ações da companhia começam a cair, mas não atingem o patamar mais baixo, o qual foi atingido em março de 2023.

Leia também: 3 Filmes para entender o mercado da renda variável

Museu da Bolsa de Valores do Brasil

Outra forma de entrelaçar a cultura com o mercado financeiro é por meio de contar a história deste, como faz o Museu da Bolsa de Valores do Brasil. O acervo mostra detalhadamente a evolução tecnológica do mercado de ações e traz objetos utilizados nos pregões na década de 1930. 

Localizado próximo à estação São Bento em São Paulo, o museu conta a história do mercado de capitais e como ela está relacionada com o desenvolvimento econômico e a história do país.

O museu pode ser visitado de segunda a sexta entre 9h e 17h, assim como quinzenalmente aos sábados no mesmo horário. A entrada é gratuita.

Ficou com alguma dúvida? Através do formulário abaixo, o nosso time de especialistas pode ajudar você a compreender melhor como adequar a sua carteira aos acontecimentos do mercado. Entre em contato e entenda melhor!

The post Como Barbie e Taylor Swift podem impactar suas ações na Bolsa? appeared first on iHUB Lounge.

Publicidade

Oportunidades lucrativas

Cadastre-se gratuitamente e conheça a plataforma que vai otimizar seu tempo e filtrar investimentos de forma eficiente.