Início de cobertura – Braço de varejo do grupo Profarma que ocupa o nono lugar no ranking de farmácias do Brasil…
A D1000 é uma rede de farmácias que pertence ao grupo Profarma, um dos maiores distribuidores de produtos farmacêuticos e perfumaria do Brasil. A empresa corresponde ao braço de Varejo da Holding, que foi criado em 2013 e consiste em um conjunto de marcas líderes do varejo farmacêutico, formado atualmente pelas bandeiras Drogasmil, Farmalife, Drogarias Tamoio e Drogaria Rosário. O grupo ainda atua através de outras duas grandes unidades de negócio, que são a Distribuição e as Especialidades.
Reconhecidos pela boa gestão de suas aquisições…
Com suas 196 lojas espalhadas pelos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e no Distrito Federal, a rede de drogarias D1000 possui histórico de sucesso no processo de reestruturação nas drogarias, que fez com as marcas Tamoio, Drogasmil e Drogaria Rosário, que hoje, após longo processo, por parte da gestão, de mapeamento das operações e consequente fechamento de unidades que não eram estratégicas ou eficientes, se consolidam entre as top três drogarias tanto no DF quanto no RJ e impulsionam a rentabilidade da companhia.
Os recursos provenientes da oferta ajudarão a impulsionar seu plano de crescimento orgânico…
O braço de varejo do grupo Profarma, passou a ter seus ativos negociados em bolsa em agosto, a partir de uma oferta pública de ações que teve seu preço fixado no piso da faixa, em R$17,00, e levantou R$400 milhões, que serão, destinados para a amortização de dívidas; abertura de novas lojas, através de um plano de expansão por meio do qual a empresa pretende dobrar seu número de lojas em um período de cinco anos, concentrando 70% das novas lojas no formato popular, que possui maior Ebitda devido a menores custos com aluguel e alto volume de vendas, que compensa o ticket médio mais baixo; e ao reforço do capital de giro, que pretendem atingir por meio do aumento do tamanho de suas lojas, processo que permite com que a receita por loja cresça de forma significativa, visto que mais produtos passam a ser expostos, sem que os custos aumentem na mesma proporção. Cerca de 70% das unidades já foram reformadas e ao final de março foram identificadas mais 39 lojas em potencial para terem sua área expandida.
Os diferenciais que a D1000 consegue por ser uma empresa do grupo Profarma…
O fato de a companhia pertencer ao grupo Profarma, à garante algumas vantagens competitivas como: maior periodicidade de entregas (entregas diárias); menor necessidade de capital de giro (utilização do estoque da Profarma); ciclo de caixa menor do que a média do setor; aproveitamento de sinergias administrativas (back-office) ; baixa demanda de Capex para centros de distribuição (utilização dos centros de distribuição da Profarma); eficiência tributária com a presença de centro de distribuição e loja no mesmo estado (visto que a Profarma possui 11 centros de distribuição, o que permite a empresa reduzir o valor de imposto (ICMS) cobrado sobre a circulação de mercadoria); e incremento de poder de barganha com os fornecedores, já que, juntos, são o terceiro maior comprador do setor farmacêutico privado nacional.
Oportunidades para os próximos meses…
Analisando o case, reunimos algumas oportunidades que podem garantir um aumento da relevância de sua operação nos próximos meses e consequente valorização de suas ações.
Estas são:
(I) plano de expansão agressivo com aumento de 100% de suas lojas em unidades por um período de cinco anos;
(II) aumento da participação de suas marcas próprias na receita, que a garante maior margem de lucro;
(III) medidas já tomadas internamente para acelerar o processo de transformação digital; e
(iv) vantagens competitivas envolvendo a falta de necessidade de gastos com Centro de Distribuição e processos logísticos.
Nossa visão para o case…
Acreditamos que a companhia possui grande potencial de crescimento em números para os próximos meses através do seu plano de expansão, que deverá ocorrer tanto em número de lojas, quanto no tamanho de cada uma delas, o que permite maior exposição de produtos e logo mais receita por loja, baseado no seu histórico positivo de turnover de marcas recém adquiridas, que garantiu a D1000 maior rentabilidade por ativo, além do crescimento de suas margens.
Contudo, enxergamos sua operação relativamente recente no mercado, o que nos dá pouca visibilidade para garantir o sucesso que poderá ser obtido ao longo da aplicação desta estratégia de ampliação do negócio de rede de farmácias na prática, além disso, grande parte das lojas estão localizadas em shoppings, sofrendo grande impacto de receita nos últimos meses, outro fator de risco é a grande competição do setor de farmácias no Brasil.
Com isso, identificação a D1000 como um case de reestruturação e apesar de enxergamos potencial de valorização na ação caso o processo de restauração seja bem sucedido, preferimos aguardar e avaliaras próximas divulgações de resultado.
Ressaltamos ainda o grande desconto de múltiplos da empresa, comparada aos ativos da Panvel ON (PNVL3), o que nos leva, considerando um cenário base, a estabelecer nosso Preço Alvo em R$ 14,00, mas ainda com recomendação Neutra.