A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) recebeu nesta terça-feira (27) o representante do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca (MAFF) do Japão, Gen Furuhashi, para uma apresentação sobre o trabalho de levantamento de safras e a execução das políticas públicas brasileiras.

Durante o encontro os técnicos da Conab explicaram o funcionamento das práticas agrícolas utilizadas no país. Eles apresentaram dados estatísticos dos principais produtos incluídos no levantamento, como milho, soja, arroz, trigo, feijão e algodão. A Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e as ações de apoio à agricultura familiar também foram pauta das apresentações, além de informações sobre a conjuntura internacional.

Reconhecida por sua metodologia de levantamento de safras, a Conab utiliza técnicas como amostragem de campo, monitoramento por satélite, entrevistas com produtores e modelagem estatística. Após processar os dados coletados e aplicar os modelos estatísticos, ela analisa os resultados e divulga relatórios periódicos com estimativas da safra agrícola. Essas informações são cruciais para orientar políticas públicas, planejamento agrícola e decisões de produtores, comerciantes e outros agentes do mercado.

A troca de conhecimentos sobre políticas públicas agrícolas entre Brasil e Japão é uma prática recorrente e essencial para ambos os países. Enquanto o Japão é reconhecido por sua tecnologia agrícola avançada e métodos inovadores de produção, o Brasil possui vastas extensões de terra e uma agricultura diversificada. Essa troca de informações técnicas e experiências possibilita identificar soluções inovadoras e adaptáveis a diferentes contextos.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Publicidade

Essas ações extremamente baratas podem mudar seu 2025!