As Comissão Nacionais de Infraestrutura e Logística e de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA realizaram, na quarta (5), uma reunião conjunta para debater a armazenagem agrícola no Brasil.
Os integrantes das duas Comissões Nacionais conheceram uma parte de um estudo da CNA que traça um perfil completo da armazenagem de grãos dentro das propriedades rurais do país.
Na abertura da reunião, o presidente da Comissão Nacional Infraestrutura e Logística, Mário Pereira Borba, destacou a importância da armazenagem. Considerada uma das principais atividades primárias da logística. Além disso, é fundamental para garantir a competitividade dos produtores.
O estudo aborda informações sobre quais estruturas utilizadas nas fazendas para armazenagem (capacidade, tempo de uso). Analisa as vantagens (ganho econômico) da armazenagem própria, as dificuldades para a implantação da estrutura nas propriedades rurais (linhas de crédito). Também traz informações sobre o uso de silos bolsas (frequência, região e tempo).
Durante a reunião, representantes das Federações estaduais de agricultura e pecuária dos estados e entidades do setor produtivo, que integram as duas comissões, tiraram dúvidas sobre o estudo. Além disso, destacaram os principais gargalos do sistema de armazenagem brasileiro.