Publicidade

Clube de Leitura CCBB 2024 – 4º Encontro – Clarice Lispector | BB

Tema: Que mistérios tem Clarice? – A paixão segundo GH
Livro: A paixão segundo GH

O Clube de Leitura CCBB convida o público para conversar sobre o autor escolhido. A obra a ser abordada é selecionada através de votação no Instagram e o bate-papo acontece no CCBB RJ, conduzido por Suzana Vargas. A curadoria selecionou autores brasileiros de diversas regiões e autores internacionais. A programação é inteiramente gratuita.

Continuando temporada do Clube de Leitura CCBB 2024, Luiz Fernando Carvalho, Nádia Battella Gotlib e Suzana Vargas, e em participação especial Maria Fernanda Candido e Melina Dalboni, se unem para ler e comentar o livro “A Paixão Segundo G.H.” de Clarice Lispector.

Sobre o livro de Clarice Lispector:
Romance original, desprovido das características próprias do gênero, A paixão segundo G.H. conta, através de um enredo banal, o pensar e o sentir de G.H., a protagonista-narradora que despede a empregada doméstica e decide fazer uma limpeza geral no quarto de serviço, que ela supõe imundo e repleto de inutilidades. Após recuperar-se da frustração de ter encontrado um quarto limpo e arrumado, G.H. depara-se com uma barata na porta do armário. Depois do susto, ela esmaga o inseto e decide provar seu interior branco, processando-se, então, uma revelação. G.H. sai de sua rotina civilizada e lança-se para fora do humano, reconstruindo-se a partir desse episódio. A protagonista vê sua condição de dona de casa e mãe como uma selvagem. Clarice escreve: “Provação significa que a vida está me provando. Mas provação significa também que estou provando. E provar pode se transformar numa sede cada vez mais insaciável.”.

Sobre Luiz Fernando Carvalho:
É reconhecido por trabalhos com forte relação com a literatura, entre eles, o filme A Paixão Segundo G.H. (2023), a partir da obra de Clarice Lispector. Seu primeiro longa-metragem, Lavoura Arcaica (2001), baseado no romance de Raduan Nassar, foi eleito um dos 100 filmes mais importantes da história do cinema brasileiro e recebeu mais de 50 prêmios internacionais. Na televisão, sua obra é marcada por forte traço autoral a partir do encontro entre diferentes linguagens artísticas.

Sobre Nádia Battella Gotlib:
Professora aposentada de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo, atuou em várias universidades do Brasil e do exterior (entre elas, Univ. de Oxford e Univ. de Buenos Aires). Coordenou o Grupo de Trabalho "A mulher na Literatura" (Anpoll) e foi pesquisadora sênior do Cnpq. Publicou, entre outros, Clarice, uma vida que se conta. (1a. ed. 1995) 7a ed. rev. e aum. São Paulo: Edusp, 2013; Clarice Fotobiografia. (1a. ed. 2008) 3a ed. rev. e aum. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2014 – ambos traduzidos para o espanhol, respectivamente, na Argentina (Buenos Aires, 2007) e no México (Cidade do México, 2015).

Sobre Maria Fernanda Candido:
Um dos nomes de maior sucesso da dramaturgia brasileira, Maria Fernanda Cândido se destaca por seu talento e por papéis que marcam gerações. Recentemente protagonizou A Paixão Segundo G.H., dirigido por Luiz Fernando Carvalho e inspirado no livro homônimo de Clarice Lispector.

Sobre Melina Dalboni:
Melina Dalboni é escritora, roteirista e jornalista. Foi colaboradora da série “IndependênciaS” (TV Cultura, 2022) e roteirista dos filmes “A paixão segundo G.H.” (2023) e “Tire cinco cartas” (2023). É autora do livro "Diário de um Filme – A Paixão segundo G.H." (Rocco, 2024) e dos textos dos livros “Meu pedacinho de chão” (Editora Casa da Palavra, 2014) e “Sonia Braga em fotobiografia” (Edições Sesc e Cepe, 2023), organizadora de “Fotografias – O processo criativo dos atores de Dois Irmãos” (Editora Bazar do Tempo, 2017) e escreve para os principais veículos de imprensa do Brasil.

Sobre a mediadora:
Suzana Vargas é poeta, autora de livros infantis e juvenis, ensaísta, professora, Mestre em Teoria Literária pela UFRJ, curadora e produtora de eventos literários nacionais e internacionais. Editou revistas literárias na Fundação Biblioteca Nacional, onde atuou em programas de leitura e projetos culturais, entre outros trabalhos com instituições diversas. Possui 16 livros publicados, entre eles "Caderno de Outono", finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, Espanha, Alemanha e França. Criou e dirige o Instituto Estação das Letras.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria, quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. O conteúdo da publicação pode conter elementos de texto gerados por inteligencia artificial. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Leia também

Publicidade

Newsletter - Expresso Acionista

Ao preencher este formulário você está de acordo com a Política de Privacidade e Termos & Condições

Leia também

Publicidade
Agendas
Análises
Carteiras
Recomendações
Recomendações (IA)
Análises Técnicas
Análises Fundamentalistas
Filtro de Oportunidades

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.