O termo não é novo, surgiu em meados dos anos 1990, já faz um tempinho que o Cloud chegou na vida das pessoas. Com certeza o dispositivo que você lê este texto tem um sistema “nuvem” para você guardar seus arquivos. É inevitável nesse mundo conectado.
Tudo começou com a Amazon (AMZO34), no início dos anos 2000, quando a empresa crescia rapidamente seu e-commerce e caminhava para se tornar um dos principais marketplaces do mundo. A companhia desenvolveu internamente um serviço que prometia facilitar a vida de seus clientes: em vez de terem seus próprios datacenters, as empresas passaram a alugar um pedaço da capacidade de processamento e armazenamento dos datacenters da própria Amazon.
Outras empresas também entraram na onda, quer dizer, na nuvem, uma tentativa não apenas de cortar custos, mas de fazer frente à agilidade e às ameaças de disrupção impostas pelas mesmas startups que já haviam feito a adoção.
Você deve estar pensando, enquanto investidor, para que tanta explicação e história de Cloud? A razão é simples: você precisa compreender as origens do negócio que vai investir. Preste atenção: AWS começou a expandir de forma expressiva, crescendo aproximadamente 45% ao ano entre 2013 e 2021.
Quer saber quais empresas do Cloud estão recomendadas? Leia na íntegra no Clube Acionista.