Amanda, Úrsula, Olhos D’Água e Quarto do Despejo são clássicos da literatura e escrito por mulheres negras. E compartilho abaixo um pouco de cada um deles, imperdíveis!
Olhos D’água
Em Olhos d’água, Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem. Sem sentimentalismos, mas sempre incorporando a tessitura poética à ficção, seus contos apresentam uma significativa galeria de mulheres: Ana Davenga, a mendiga Duzu-Querença, Natalina, Luamanda, Cida, a menina Zaíta. Ou serão todas a mesma mulher, captada e recriada no caleidoscópio da literatura em variados instantâneos da vida?Elas diferem em idade e em conjunturas de experiências, mas compartilham da mesma vida de ferro, equilibrando-se na “frágil vara” que, lemos no conto “O Cooper de Cida”, é a “corda bamba do tempo”. E
m Olhos d’água estão presentes mães, muitas mães. E também filhas, avós, amantes, homens e mulheres – todos evocados em seus vínculos e dilemas sociais, sexuais, existenciais, numa pluralidade e vulnerabilidade que constituem a humana condição. Sem quaisquer idealizações, são aqui recriadas com firmeza e talento as duras condições enfrentadas pela comunidade afro-brasileira.
Amada
Baseado numa história real, Amada é ambientado em 1873, época em que os Estados Unidos começavam a lidar com as feridas da escravidão recém-abolida. Com estilo sinuoso, Toni Morrison constrói uma narrativa complexa, que entrelaça com maestria brutalidade e lirismo.
Nova edição do livro mais conhecido da escritora americana Toni Morrison, prêmio Nobel de Literatura de 1993, Amada ganhou o Pulitzer de 1988 e em 2006 foi eleito pelo New York Times a obra de ficção mais importante dos últimos 25 anos nos Estados Unidos. Em 1998 recebeu uma adaptação cinematográfica – Bem-amada –, com Oprah Winfrey no papel principal.
Sethe é uma ex-escrava que, após fugir da fazenda em que era mantida cativa com os filhos, foi refugiar-se na casa da sogra em Cincinatti. No caminho, ela dá à luz um bebê, a menina Denver, que vai acompanhá-la ao longo da história. A relação familiar, bem como os traumas do passado escravizado, transformarão a vida e o futuro de ambas de forma irreversível.
Amada segue uma estrutura não-linear, viaja do presente ao passado, alterna pontos de vista e sonda cada uma das facetas desta história sombria e complexa. Considerado um clássico contemporâneo, este livro faz um retrato ao mesmo tempo lírico e cruel da condição do negro no fim do século XIX nos Estados Unidos.
Úrsula
Os clássicos da literatura são obras universais e atemporais: descrevem pessoas, lugares, sentimentos e conflitos que evidenciam realidades do passado e do presente; despertam reflexões sobre a época em que foram escritos e sobre a vida atual; permitem conexões entre mundos fictícios e reais; são fonte de inspiração para muitos escritores contemporâneos e nos permitem analisar a linguagem e o poder que ela tem de construir sentidos.
Pensando na importância dessas obras para a cultura nacional e em aproximá-las do público leitor, a Edebê lançou uma edição comentada de Úrsula, publicado por Maria Firmina dos Reis em 1859, enfatizando o contexto histórico, social e cultural em elas que foram publicadas, a relação com os movimentos artísticos e literários de que fazem parte e a importância que têm como patrimônio nacional. A edição traz, ainda, informações da vida do autor, esclarecimentos sobre o vocabulário da obra e atividades inéditas de análise e interpretação, com gabaritos e justificativas.
Quarto do Despejo
O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.
Uma nova edição e outros diários de Carolina receberam nova publicação em 2021. Nestes diários, a poeta registra sua rotina durante a década de 60.
Fonte: Amazon