Especialistas do mercado financeiro estimam mais circuit breakers ainda esta semana
Nesta manhã, a suspensão das negociações na Bolsa de Valores ocorreu após uma queda de 11,65%. Na última quarta-feira, após o circuit breaker de 30 minutos, o Ibovespa, maior índice Bolsa de Valores brasileira, chegou a operar com baixa de 12%, aos 80.936,08 pontos. A queda foi potencializada após a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarar pandemia do coronavírus. Só nesta semana, é a terceira vez que o circuit breaker é acionado, o que segundo especialistas do mercado financeiro pode acontecer novamente hoje. Com as turbulências, o dólar chegou a ultrapassar os R$ 5, uma alta maior que 6%, isso após o presidente norte-americano Donald Trump vetar viagens de estadunidenses à Europa.
Segundo Guto Ferreira, Analista Político-Econômico da Solomon’s Brain, o circuit breaker é uma forma da Bolsa paralisar quando atinge números muito rigorosos de perdas nos negócios, até que ela volte e possa negociar as ações novamente, acalmando o mercado.
Para Daniela Casabona, Sócia-Diretora da FB Wealth, os impactos são extremamente negativos, mostrando o pânico global que o mercado se encontra. “As medidas de contenção e o fechamento das fronteiras geram ainda mais pânico, o que leva as bolsas a afundarem e uma recessão da economia”, comenta Daniela Casabona.