Se você investe em Fundos de Investimentos já deve saber que ele funciona de forma muito parecia a um condomínio. Ou seja, trata-se de um local onde diversos investidores possuem os mesmos interesses, na qual é somado o dinheiro de cada um delegando ao gestor o objetivo de alcançar o resultado.

Neste sentindo, veja por aqui cinco regras de todo Fundo de Investimento precisa seguir conforme as regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Assembleia Geral Ordinária (AGO) deve ocorrer uma vez ao ano

A convocação deve ocorrer anualmente em até 120 dias do término do exercício social para deliberar sobre as demonstrações contábeis do fundos. Contudo, só pode ser realizada em, no mínimo, 30 dias após estarem disponíveis aos cotistas as demonstrações contábeis auditadas referentes ao período encerrado.

Todo Fundo de Investimento deve informar ao cotista:

Sobre os objetivos do fundos, qual a política de investimento e quais são os riscos associados a essa política. Já na parte administrativa estão os critérios para a fixação das taxas, bem como os valores e desempenhos. Assim como, as condições de emissão e resgate de cotas e, se houver, prazos de carências e atualizações. Por fim, o fundo de investimento deve informar os critérios de divulgação de informação e os veículos que serão publicados.

O cotista deve receber do Fundo:

O extrato dos investimentos mensalmente, bem como o demonstrativo para imposto de renda com os rendimentos, número e valor das cotas anualmente.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

No prospecto deve conter as seguintes informações:

Se a emissora aderiu ou não a padrões internacionais de proteção ambiental. Bem como se adotou políticas de responsabilidade social, patrocínio, incentivos e os projetos desenvolvidos nas áreas. No prospecto deve conter informações sobre os riscos, características do setor de atuação e atividades.

Por fim, a administração deve analisar com diligência as demonstrações financeiras. Ou seja, motivos que levaram as variações nos desempenhos, efeitos de inflação e negócios relacionados. Dessa forma, o prospecto do fundo contém as informações que o investidor precisa saber para decidir se vale a pena ou não aplicar o dinheiro.

Gostou das informações? Veja mais informações sobre os Fundos por aqui. E para outros conteúdos exclusivos para turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 10 dias grátis!

Publicidade