Cinco maiores erros que os novos investidores cometem

Tempo de leitura: ‍

Imagem: Freepik

O número de investidores na Bolsa de Valores cresce de forma exponencial, já somos mais de cinco milhões de CPFs ativos. Com este grande crescimento, tornou-se essencial que os novos investidores tenham cada vez mais acesso a informações que os ajudem a entender o universo financeiro.

Por isso, separamos 5 erros típicos dos novos investidores:

1- Investidores Las Vegas

Um mau hábito que as pessoas insistem em ter é fazer tudo sozinhas, algo que não se exclui no mercado financeiro. Muitos entram achando que é um lugar de ganhos rápidos, como os famosos cassinos de Las Vegas, às vezes o jogador até ganha, mas a tendência natural é perder.

Encare a Bolsa de Valores como um local mais simples e barato para ser sócio de grandes negócios. O lucro pode não aparecer tão rápido, mas sim no ritmo próprio de cada investimento.

2 – Investir na emoção

O pior erro deste tipo de investidor é não ser racional na hora de investir, deixando a emoção tomar conta de suas ações. Quando a bolsa está mostrando uma boa expectativa, ele compra, mas assim que sai a primeira notícia negativa a respeito, ele vende como medo de que pode cair mais.

Se você busca emoção e adrenalina, na KTO você pode encontrar incríveis alternativas para se divertir.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é kto-banner.png

3 – Preguiça

Mesmo que seja possível ter investimentos em ações por um longo tempo, isso não quer dizer que basta comprar, fazer uma carteira e deixá-la intocável por anos. Não importa o perfil do investimento, é preciso movimentar e acompanhar o negócio com alguma recorrência.

Assim como você faz na KTO para se divertir, em uma tela o jogo e na outra os palpites. Nos investimentos você aplica um dia e acompanha no Clube Acionista as recomendações para ver se segue fazendo sentindo o potencial de valorização.

4 – Day Trade

Sem dúvida, a maneira mais tentadora de ganhar dinheiro de forma rápida é pelo day trade, comprando e vendendo diversas ações por dia. Este é um método possível, contudo, poucos realmente conseguem obter ganhos no médio e longo prazo. O problema é que muitas pessoas fazem apenas alguns cursos, conhecem ferramentas e já acreditam que podem bater o mercado, o que na verdade os leva a falência.

Por isso, assim como todas as profissões, não é da noite para o dia que alguém consegue se tornar um trader profissional. Com muito estudo, levaria pelo menos uns 4 anos. Mesmo assim, a maioria dos profissionais já falharam pelo menos duas vezes. Alguns até conseguiram se recuperar, mas outros não.

Então, em hipótese alguma um investidor amador deve começar pelo day trade.

5 – Oportunista

O investidor que sempre acha que sabe algo que ninguém mais sabe é aquele que na verdade não possui estratégia. Ao ouvir um boato ou ler uma dica em um blog, ele corre para comprar determinada ação.

Como em um jogo de tiro ao alvo, achar que poderá acertar as empresas que “poucos conhecem” é um erro que pode levar você a carregar um grande prejuízo.

Agora que você sabe os principais erros dos investidores iniciantes, comece a guardar dinheiro, eliminar dívidas, investir com inteligência para aproveitar momentos de descontração e alegria.

A KTO é um ambiente para momentos de descontração, para usar aquele dinheiro separado para se divertir.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é kto-banner.png
Gustavo Guerses

Gustavo Guerses

Especialista em Investimentos e Gestão CEA; CFG e CGA pela Anbima, Corretor de Capitalização Seguros e Previdência pela ENS, Promotor de Crédito e Correspondente no País pela ANEPS e Conselheiro do Portal Acionista. Buscando melhorar os seus investimentos? Contato WhatsApp.
Wealth Manager CEA CEA
Gustavo Guerses

Gustavo Guerses

Especialista em Investimentos e Gestão CEA; CFG e CGA pela Anbima, Corretor de Capitalização Seguros e Previdência pela ENS, Promotor de Crédito e Correspondente no País pela ANEPS e Conselheiro do Portal Acionista. Buscando melhorar os seus investimentos? Contato WhatsApp.
Wealth Manager CEA CEA

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Mais destaques

Com foco em expansão, Wine abre loja física em Salvador

A Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, acaba de inaugurar mais uma loja física, desta vez, a cidade escolhida foi Salvador (BA). A partir de agora, os apaixonados por vinho na capital baiana terão a oportunidade de vivenciar uma experiência completa de consumo e degustação.  “Salvador é

6 dicas para evitar perder dinheiro no dia a dia

Não há dúvidas de que perder dinheiro não está nos planos de ninguém. Por isso, adotar práticas financeiras saudáveis pode fazer toda a diferença no controle das finanças pessoais. Aqui estão nove dicas práticas para ajudá-lo a evitar perdas desnecessárias: Tenha uma Reserva de Emergência Construa uma reserva financeira para

Com cacau mais caro, Páscoa 2024 promete ser mais salgada

A Páscoa se aproxima e o setor varejista já começa a se preparar para a data. O período de quaresma é o mais importante para quem trabalha com chocolates e, se depender do preço da sua principal matéria-prima, a data promete ser uma das mais caras dos últimos anos. Na

Mais lidas

ESPERE! Antes de sair...

Aproveite a oportunidade que não pode ser deixada para depois.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.