A Cia. Hering encerrou o 1T20 com lucro líquido de R$ 5,0 milhões, reflexo da redução no resultado operacional e do menor resultado financeiro líquido; impactado basicamente pelos juros recebidos e renegociados. A margem líquida ficou em 1,9% ante 12,5% no 1T19.

A Companhia encerrou o trimestre com 736 lojas, das quais 716 no Brasil e 20 no mercado internacional. No trimestre foram encerradas 7 unidades, sendo 5 da rede Hering e 2 lojas da rede PUC e inauguradas 2 unidades no modelo Franquia Light. Cabe ressaltar que todas as aberturas de lojas que estavam previstas para a segunda quinzena de março foram postergadas.

Resumo dos Resultados

Destaques:

• De acordo com indicadores setoriais, o segmento de Vestuário e Artigos Esportivos foi altamente afetado pela propagação do coronavírus ao longo do mês de março. a receita bruta do trimestre da Cia. Hering atingiu R$ 323,6 milhões, 26,1% inferior ao 1T19, devido em grande parte a paralisação das operações na segunda quinzena do mês de março, período em que se concentra a maior parcela do faturamento do mês;

• As receitas dos canais de franquias e multimarcas também foram impactadas pelo cancelamento de parte da coleção de inverno, que representa aproximadamente 40% do primeiro trimestre e seria faturada ao longo desse período. O impacto da suspensão das vendas também refletiu no decréscimo de 22,2% do SSS3 no período;

• A rede de franquias totalizou R$ 94,8 milhões, queda de 38,8% vs 1T19, também em razão do fechamento das lojas e cancelamento de pedido da coleção de Outono;

• O canal multimarcas também foi impactado, somando R$ 140,7 milhões de vendas e retração de 23,6% vs. 1T19;

• As vendas das lojas operadas pela Companhia totalizaram R$ 58,4 milhões, queda de 20,5% vs. 1T19;

• As vendas via webstore tiveram crescimento de 42,6%, totalizando R$ 20,7 milhões no trimestre e ampliaram sua representatividade no faturamento da Cia e o canal Omnicommerce apresentou aceleração gradual das vendas a cada mês, com destaque para o período após o fechamento das lojas físicas;

• O mercado externo apresentou retração de 28,7% versus 1T19, prejudicado pelo cancelamento do embarque da coleção de Inverno (sell-in), devido ao fechamento dos mercados na América Latina;

• No 1T20, os investimentos totalizaram R$ 4,9 milhões, 46,6% abaixo do 1T19, resultado da priorização de investimentos e medidas adotadas para evitar a deterioração do caixa. Os principais projetos estão diretamente relacionados a sustentação e expansão do negócio, tais como (i) tecnologia e inovação com o desenvolvimento das integrações de CRM e Data Driven, plataforma do e-commerce entre outros sistemas de TI; (ii) reformas e instalações em lojas e (iii) aquisição de maquinários para evolução do parque fabril.

Caixa líquido – A Companhia encerrou o trimestre com um caixa líquido de R$ 365,2 milhões. Para reforçar sua posição financeira, no final de março, a Companhia captou um empréstimo financeiro; no montante total de R$ 120,1 milhões com R$ 485,3 milhões em caixa. Adicionalmente, a Companhia captou R$ 80 milhões no mês de abril.

Geração de caixa – No 1T20 a Cia. Hering gerou R$ 26,0 milhões de caixa livre, R$ 46,1 milhões abaixo do 1T19, principalmente em função do menor resultado operacional (EBITDA).

Retorno sobre o capital investido (ROIC) – No 1T20, o retorno sobre capital investido da Cia. Hering foi de 15,5%, sendo 7,8 p.p. abaixo ao 1T19. O Impacto é decorrente da redução do resultado operacional, sendo que o Capital investido ficou em linha com trimestre anterior; com destaque para a redução do capital de giro de 7,0%.

Perspectivas – A companhia acredita num retorno lento e gradativo das atividades. No mês de abril os volumes de venda caíram aproximadamente 85% em relação ao ano anterior, em contrapartida o canal online apresentou crescimento de 105%.

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