O China Baowu Group, maior produtor de aço do mundo; anunciou que irá investir com a Vale e com a Shandong Xinhai Technology para produzir níquel “pig iron” (NPI), matéria-prima do aço inoxidável, na Indonésia.
No comunicado, a subsidiária do grupo Baowu, Taigang Iron and Steel, que é a segunda maior produtora de aço inoxidável da China, firmou um acordo com a PT Vale Indonésia (PTVI) e com a Xinhai produtora de NPI para a operação conjunta da unidade de processamento de níquel de Bahodopi, localizada em Morowali, na ilha de Sulawesi, disse a empresa em comunicado.
O projeto deverá ser capaz de produzir 73 mil toneladas de NPI por ano; por meio de oito fornos elétricos rotativos (RKEFs, na sigla em inglês); sendo que a Vale terá 49% de participação na iniciativa, enquanto a Baowu e Xinhai dividirão os demais 51%. Salienta-se que, apesar da Indonésia ser a maior produtora de minério de níquel do mundo; no início de 2020, o país havia proibido a exportação do metal; com o objetivo de aumentar o processamento de matérias-primas a nível doméstico e desenvolver a indústria “downstream”.
“Agradecemos que nossos parceiros tenham se juntado a nós em nossa agenda de baixo carbono; concordando em mudar do carvão para a energia proveniente do gás”, afirmou a presidente-executiva da PTVI, Febriany Eddy.
Impacto: Positivo. Apesar do valor do projeto não ter sido ainda revelado, enxergamos a parceria com bons olhos, em virtude da diversificação tanto geográfica como de extração, além do fomento de parcerias no continente asiático. Salienta-se, entretanto, que a Vale, uma das maiores produtoras de minério de ferro e níquel do mundo, tem operações na Indonésia desde 1968 por meio da PTVI.