Veja a análise da Guide Investimentos referente a Chevron (CHVX34) recomendado em sua Carteira BDR. Desse modo, a companhia estadunidense permanece no portfólio da corretora neste fim de ano.
Chevron é a segunda maior dos Estados Unidos
Segundo a Guide, a Chevron é a segunda maior empresa de petróleo dos Estados Unidos, país líder mundial na produção da commodity. Contudo, a companhia atua nas operações de: exploração, produção e refino em todo o mundo, com as atividades de produção espalhadas pela América do Norte, América do Sul, Europa, África, Ásia e Austrália, e o refino concentrado nos EUA e Ásia. Sua produção diária é de 3,1 milhões de barris de óleo equivalente, incluindo cerca de 0,22 milhão de m³ de gás natural e 1,8 milhão de barris de líquidos por dia. Ao final de 2021 as reservas comprovadas totalizavam 11,3 bilhões de barris de óleo equivalente.
Governo Biden aliviou as sanções comerciais
Segundo a Guide, recentemente o Governo Biden aliviou as sanções comerciais impostas contra o governo venezuelano e permitiu que a Chevron retome a produção de petróleo na Venezuela e importe para os EUA. Todavia, a Venezuela possui a maior reserva conhecida de petróleo do mundo. Além disso, a Chevron possui uma grande posição na bacia de Permiano, que é composta principalmente por áreas herdadas. O que significa que a companhia não teve desembolso. Além disso 75% da bacia não tem ou tem uma taxa de royalties baixa, o que beneficia a companhia em questões de custo. Quanto ao crescimento do fluxo de caixa, a companhia pode acelerar além do que apresentou em 2021, com a produção de Permiano podendo quase dobrar e a expansão na Tengiz adicionar volumes.
Por fim, a companhia poderia se beneficiar de melhores retornos com melhores condições em sua refinaria da Califórnia, além de adicionar uma nova capacidade de produção química com sua joint venture CPChem.
“A Chevron poderia sofrer com à inflação nos custos, devido à alta exposição no crescimento do Permiano,
dado a altos níveis de atividade na região em relação a outras bacias. Outro risco seria uma queda mais
rápida do que o esperado na demanda por petróleo, uma vez que a Chevron possui pouco investimento
em novos negócios”. Disseram os analistas da Guide.