O Chapter 11 trata de um recurso legal nos Estados Unidos que possibilita a reorganização financeira de empresas em dificuldades, similar à recuperação judicial no Brasil. Quando uma empresa enfrenta problemas financeiros graves e não consegue mais quitar suas dívidas, ela pode buscar o “Capítulo 11” para reestruturar suas finanças e evitar a falência.

Nesse processo, a empresa devedora mantém seus ativos e operações enquanto trabalha para resolver suas questões financeiras. Assim, contando com o direito de se opor às demandas de seus credores e adiar os prazos de pagamento. Além disso, pode propor uma redução unilateral da dívida, desde que aprovada pelo tribunal responsável.

Como funciona o Chapter 11

Uma parte crucial do Capítulo 11 é a elaboração de um plano de reorganização detalhado pela empresa. Esse plano descreve como a empresa pretende reestruturar suas dívidas, cortar custos, aumentar a receita e recuperar a rentabilidade. Assim, para ser implementado, o plano deve ser aprovado pelos credores e pelo tribunal.

O processo pode ser complexo e demorado, envolvendo negociações com credores e supervisão judicial. Mas se for aprovado a empresa pode reerguer-se financeiramente, preservando suas operações e evitando a liquidação total de seus ativos.

Se você é investidor e busca oportunidades de investimento alinhadas ao consenso de mercado, convidamos você a conhecer o Clube Acionista. Nossa plataforma oferece análises e recomendações baseadas nas tendências do mercado financeiro, auxiliando você a tomar decisões de investimento mais informadas e conscientes. Faça o cadastro gratuito e comece agora a explorar as oportunidades.

Publicidade