Nesta temporada de resultados, a Ambev (ABEV3) registrou um lucro ajustado de R$ 3,085 bilhões no 2T22.  Com isso, apresentou um crescimento de 4,2% em relação ao segundo trimestre de 2021. Parte desse resultado é explicada pela liberação das restrições da pandemia (a volta do happy hour). Isso impulsionou marcas de cervejas como Brahma e Original a terem um crescimento expressivo em suas vendas no período entre abril e junho deste ano. 

Aqui no Brasil, contudo, a cerveja personifica momentos de socialização. No happy hour após o trabalho, sua presença é tida como o principal motivo para se reunir e afogar as mágoas. Segundo o resultado da pesquisa feita pela Front, momentos como esse ajudam a promover o entrosamento, a confiança entre os colegas de trabalho e, consequentemente, a melhor performance. Para essa conclusão, o estudo ouviu mais de 1.100 profissionais norte-americanos, entre 18 e 55 anos, em empresas de todos os segmentos e em mais de 15 setores.

Ao todo, os entrevistados tiveram de responder 48 questões de múltipla escolha abordando vários tópicos, entre os quais a eficiência do seu time de trabalho e comparar a performance com os demais times da empresa. Aqueles que tiraram 10 em ambos os critérios foram considerados membros de times de alta performance. 

Produtividade e happy hour

O  coautor do trabalho, Dr. Ron Friedman, psicólogo social especializado em motivação humana, sugere que a alta performance dos times esteja altamente associada a ambientes que promovam relações autênticas, nas quais podem expressar seus sentimentos. 

“Já sabíamos que há muito tempo que as amizades no local de trabalho propiciam funcionários mais produtivos, e não apenas porque os amigos são mais fáceis de trabalhar. É porque há mais coisas por aí. Quando os colegas estão próximos, um esforço ruim significa mais do que um cliente insatisfeito ou um gerente insatisfeito. Significa decepcionar seus amigos”

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

Por causa disso, momentos como o happy hour se tornaram fundamentais para os colaboradores. Isso porque permitem uma maior aproximação entre as pessoas. Reunidos em torno de uma mesa com a famosa breja, compartilham impressões sobre os bastidores do trabalho, falam sobre a vida e formam laços mais sólidos. E aí, ainda acha que beber uma cerveja após o expediente não tem o seu valor?

Se você curtiu a pauta, você pode comprar o livro do autor da pesquisa na Amazon e ler mais sobre o seu trabalho. Para facilitar, segue o link. Boa leitura! =)

Publicidade