No mercado, palavras e conceitos como volatilidade, consenso, cautela, otimismo/pessimismo entre outras, podem ser incluídas em uma expressão bem popular: “nada é para sempre”. Longe do sentido literal, a ideia é discorrer sobre o mundo dos investimentos: o investidor não deve se apegar em empresas, setores ou segmentos da sua carteira. Isso porque nada é permanente e o que hoje está valendo muito, amanhã pode não estar, e o movimento contrário também. Por essas e outras que está na hora de ficar atento também no outro lado da moeda, ou melhor, das ações, fundos e no que os analistas andam avaliando.
Analistas mais cautelosos
Sobre o que está acontecendo no mundo e que interessa aos investidores de BDRs, em um panorama geral, tudo indica que o esforço para o controle da inflação global está longe de acabar. Recentemente os maiores banqueiros centrais do mundo estiveram reunidos em Portugal e lá concluíram que será necessário manter a política contracionista por mais tempo.
Segundo a XP, os mercados globais apresentaram uma forte alta neste primeiro semestre de 2023, desafiando as projeções mais pessimistas do início do ano. Com destaque para as BigTechs, que levaram o índice Nasdaq 100 (cuja composição é mais focada em empresas de tecnologia) a uma alta de quase 40% nos últimos 6 meses.