Neste final de semana, a empresa divulgou comunicados importantes com a atualização de seus dados operacionais, a homologação da vitória em um leilão de concessões e o pagamento de dividendos.

Os dados de tráfego no período de 3 a 9 de abril, mostraram quedas expressivas em todas as concessionárias de rodovias controladas pela CCR, com destaque nos veículos de passeio. Nos comerciais, as quedas são menores, sendo que na RodoNorte (concessão de 487 quilômetros no norte do Paraná) houve um crescimento de 8,4% no tráfego deste tipo de veículo.

Entre 3 a 9 de abril, o tráfego consolidado da CCR (sem a ViaSul) teve uma redução de 52,8% nos veículos de passeio, com queda menor nos comerciais (11,0%), levando a uma diminuição de 30,0% no total. Estes números foram ligeiramente melhores que na semana anterior.

No acumulado de 2020 até o dia 9/abril, o desempenho positivo foi conseguido antes das restrições de movimentação, permitindo ganhos no tráfego total consolidado de 1,4% (queda de 4,2% sem a ViaSul).

Em mobilidade e aeroportos, os efeitos do confinamento para o combate da pandemia foram muito fortes. Na CCR Mobilidade o número de passageiros transportados no acumulado do ano caiu 11,3%, com forte redução no período de 3 a 9 de abril, quando houve uma diminuição de 77,2% (foi 78,4% na semana anterior). Na CCR Aeroportos, a queda na semana foi de 97,0% (93,0% no período anterior) e no trimestre atingiu 16,8%.

É importante ressaltar como positiva a iniciativa da CCR em divulgar seus dados operacionais atualizados, mostrando os impactos da presente crise em seus negócios. A partir destes dados, já sabemos que o tráfego no 1T20 nas concessões rodoviárias da CCR ainda mostrou números positivos, sendo que o pior ficará para o 2T20.

A CCR comunicou ainda que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no dia 7/abril, homologou o leilão de concessão do Sistema Rodoviário da Rodovia BR-101/SC, entre Paulo Lopes (km 244+680) e a divisa SC/RS. Este leilão foi realizado em fevereiro/20, quando a CCR venceu com uma proposta de tarifa de pedágio de R$ 1,9712, um com deságio de 62% em relação à tarifa máxima determinada pela ANTT (R$ 5,19). Esta concessão terá um prazo de 30 anos.

Esta é uma notícia positiva, trazendo uma nova concessão para o portfólio da empresa.

Finalmente, a CCR anunciou o pagamento de dividendos no valor de R$ 600 milhões (R$ 0,29702970297 por ação).

Os acionistas da empresa no final do pregão de 9 de abril (última quinta-feira) terão direito a este provento. Desde o dia 13/4, CCRO3 está sendo negociada “ex-dividendo”. O pagamento deste dividendo será feito em 23 de abril/20.

Considerando o momento difícil da economia, que levará a uma forte redução da geração de caixa da empresa, acreditamos que o pagamento deste provento é pouco prudente.

A divida líquida da CCR (IFRS) ao final do 4T19 foi de R$ 13,9 bilhões, 7,1% maior que no trimestre anterior e 1,5% acima do 4T18. A relação Dívida Líquida/EBITDA IFRS era de 2,4x, vindo de 2,3x no 3T19 e 2,8x no 4T18.

Nos últimos doze meses, a ações da CCR subiram 7,2%, enquanto o Ibovespa teve uma desvalorização de 19,3% no período. CCRO3 estava cotada no último pregão 36,2% abaixo da máxima alcançada em 2020 e 41,4% acima da mínima.

GUIDE INVESTIMENTOS: CCR SA (CCRO3) – Movimento em rodovias cai 27,2% na última semana

Na semana entre 3 e 9 de abril, a CCR registrou queda de 27,2% no movimento das estradas que administra.

A queda é menor que a registrada na semana anterior, a qual apresentou redução de 31,3%.

No acumulado do ano, a empresa mantém alta de 1,4% até 9 de abril.

Impacto: Marginalmente positivo. É natural que a empresa siga apresentando redução de movimentação em suas rodovias na comparação anual em decorrência do isolamento social. Entretanto, os dados da última semana mostram uma melhora na movimentação, o que pode ser um indicativo de que a empresa tenha impactos reduzidos em suas concessões.

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