A HPE definiu sua estratégia de longo prazo que visa atingir carbono zero até 2040 abrangendo diretrizes como a dissociação do crescimento das emissões de carbono e do consumo de recursos, inovação, transformação do design, dos modelos de negócios, economia circular dentre outros.

Vide a seguir modelos circulares de atendimento como a opção do “Hardware como serviço” (PaaS – Product as a Service) e da “Renovação e reciclagem de equipamentos em desuso” (Refurbishment and Recycling).

No atendimento através do “Hardware como serviço” não é necessária a propriedade de bens, mas apenas o consumo de serviços.

Com esta iniciativa, a HPE transforma seu negócio embasado na venda dos equipamentos, para o consumo do serviço de impressão. Com isto, reduz ativamente a pegada de carbono de sua empresa, a extração de recursos da natureza e outros aspectos.

O consumidor pode utilizar o aplicativo oficial “HPE Print Service Plugin” que permite o envio de qualquer documento do seu telefone celular para uma impressora conectada à mesma rede de internet, sem que tenha a propriedade do hardware.

Para o uso deste serviço, a impressora dever ser da HPE Inkjet ou LaserJet.

Outra iniciativa é a transformação digital proporcionada com seu programa de gerenciamento de fim de uso, que oferece um serviço de devolução de todos os equipamentos no final da vida útil.

Trata-se de outro modelo de Economia Circular que viabiliza a renovação e reciclagem de hardwares em desuso, o “Refurbishment and Recycling”. Neste programa, por volta de 90% dos equipamentos devolvidos são reformados e recolocados no mercado. O serviço também auxilia o monitoramento e redução das emissões de escopo 3, no qual a HPE oferece às empresas painéis que demonstram suas economias de emissões.

Com estas iniciativas, a HPE implementa suas metas de sustentabilidade e oferece condições aos seus clientes de contribuírem com o Desenvolvimento Sustentável através da Economia Circular.