Considerando a possibilidade de cortes de juros nos EUA, a Genial foca as alocações de ações no setor doméstico, buscando empresas que possam se beneficiar de um aumento do fluxo de investidor estrangeiro na bolsa brasileira. “As carteiras permanecem bastante diversificadas e com alocações em empresas de maior valor de mercado e liquidez. A temporada de balanços foi crucial para entendermos quais empresas devem se destacar e se beneficiar nos próximos meses.”
Estratégia – Ações de Empresas Exportadoras:
Diante dos desafios da economia chinesa, alocação reduzida em empresas ligadas às commodities. Os dados recentes mostram uma situação ainda delicada. “No entanto, devido à questão da dolarização de algumas companhias, nossa redução foi bastante seletiva.”
Ações de Empresas Domésticas:
Apesar do cenário adverso (alto dos juros locais), a atratividade dos preços e a sinalização de queda de juros proposta pelo Fed para os próximo mês, alinhada com a expectativa de bons resultados corporativos que serão divulgados nos próximos trimestres, fazem os analistas acreditarem que boas oportunidades devem ser observadas no segmento.
Carteira Ibovespa 10+ da Genial
Alta de 3,03% em agosto. No mesmo período, o Ibovespa obteve um desempenho positivo de 6,54%. No ano de 2024 a carteira apresenta rentabilidade negativa de -13,64% contra uma alta de 1,36% do Ibovespa.
Em relação ao mês de agosto, saíram as ações da Eletrobras ON (ELET3), Hapvida (HAPV3), Klabin (KLBN11), Moura Dubeux (MDNE3), Sanepar (SAPR11), Vale (VALE3), Vamos (VAMO3) e Vibra (VBBR3). Com Inclusão das ações da Banco do Brasil (BBAS3), BTG Pactual (BPAC11), BR Partners (BRBI11), Engie (EGIE3), Energisa (ENGI11), Kepler Weber (KEPL3), Sabesp (SBSP3) e Vulcabras (VULC3).
Além disso, a PagBank também destaca as decisões dos Bancos Centrais do Brasil e dos EUA para suas taxas de juros, além de indicadores relevantes tanto de atividade quanto de inflação. “Desta forma, os ativos incluídos nas carteiras deste mês levam em consideração as incertezas macroeconômicas e as movimentações relacionadas às eleições nos EUA”
Os analistas fizeram a seguinte alteração na carteira para setembro: entrada da Marcopolo (POMO4) e exclusão da Sabesp (SBSP3).
Conforme os analistas, a troca de ativos neste mês ocorreu porque eles obtiveram a maior parte dos ganhos possíveis com privatização da Sabesp, o que os levou a buscar novas oportunidades de longo prazo no mercado, “mas mantendo a solidez da carteira em um momento de incertezas macroeconômicas”.
Cadastre-se gratuitamente no Clube acionista e conheça quais os ativos mais recomendados para setembro conforme os analistas do mercado. Não fique de fora, veja tudo em um só lugar!