Quer aumentar sua rentabilidade? Veja como montar uma carteira de dividendos em busca de renda extra com investimentos.
Ter um dinheiro pingando na conta é algo atraente para muitos investidores, por isso, montar uma carteira de dividendos pode ser uma boa alternativa. Este portfólio pode ser composto por ações e/ou fundos imobiliários, pois tendem a oferecer a possibilidade da renda constante.
Na prática, essa construção é bem simples, trata-se de um agrupamento de investimentos em renda variável, ações e/ou fundos imobiliários como dito anteriormente. Com este agrupamento, ou seja, diferentes ativos na carteira, você passara a visar ganhos entre diversas oportunidades sem se tornar dependente de uma única estratégia.
Essa tipo de distribuição, é o que chamamos de diversificação, contribuindo tanto para almejar ganhos como para proteger a carteira, pois mitiga-se o risco entre cada classe de ativo.
A carteira de dividendos
Optar por ter uma carteira com foco em dividendos, trata-se de deixar o dinheiro investidor em busca de retornos ao longo do tempo, ou seja, aguardando os recebimentos dos lucros provenientes das empresas (ações) e/ou dos FIIs (fundos imobiliários).
A escolha de qual ação ou qual FII requer conhecimento e dedicação por parte do investidor, afinal, rendimento passado não é garantia de resultado futuro.
Por este motivo, é sempre importante acompanhar o mercado, observar o que cada analista comenta para ter condições suficientes para criticar e decidir o que é melhor dentro de seus objetivos.
O mercado financeiro é sensível à diversas variáveis que podem interferir na distribuição de dividendos de cada investimentos. Para conseguir encontrar boas oportunidades, é importante analisar o histórico de pagamentos, as condições atuais da oportunidade e as perspectivas futuros de modo que justifique o risco no investimentos.
Tal avaliação deixará você preparado para aceitar ou não o risco do ativo. Lembrando que ele é diretamente proporcional ao seu desejo de ganho, ou seja, quando maior o risco mais precisa ser o seu retorno, por outro lado, quanto menor o risco mais estável pode ser a sua rentabilidade. Tal “medida de risco” é importante para saber até onde ir, empresas maiores e mais consolidadas, geralmente, são aquelas que pagam dividendos maiores e portanto proporcionam maior nível de segurança ao investidor.
Por fim, uma última dica, diversifique! Jamais coloque todo o dinheiro em um única empresa, a carteira permite que você coloque seu dinheiro em diferentes alternativas para equilibrar e garantir seu ganho.
Para ajudar você na escolha das ações, preparamos um MAPA DOS DIVIDENDOS, nele você encontrar as datas em que as empresas geralmente distribuem seus lucros. Ótimo para se programar e organizar uma boa carteira de dividendos!
Confira: