A Pesquisa Especial de Crédito da Febraban revelou que o saldo total da carteira de crédito deve crescer 0,7% em maio, impulsionado principalmente pelos recursos para as famílias, com uma alta esperada de 0,9%.

Se confirmado, o crescimento anual da carteira aumentará pelo quarto mês consecutivo, atingindo 8,9% em maio. O mercado de crédito tem sido impulsionado tanto por políticas públicas quanto pela normalização da carteira para empresas.

A pesquisa, baseada em dados de principais bancos do país, mostra que a carteira Pessoa Física com recursos livres deve crescer 1%, graças ao desempenho do cartão de crédito à vista e financiamentos de veículos, favorecidos pela queda das taxas de juros.

A carteira direcionada deve crescer 0,8%, liderada pelo crédito imobiliário. O crédito para famílias deve acelerar de 10,9% para 11,0%, enquanto o crédito para empresas deve crescer 0,3%, após recuar em abril, impulsionado pelo programa Acredita do governo federal.

As concessões de crédito também devem crescer em maio, com um aumento de 0,6% ou 5,4% quando ajustado por dias úteis, impulsionadas por operações com recursos direcionados (+11,6%) e operações com recursos livres (+4,7%).

Comparado a maio de 2023, o resultado aponta um aumento de 14,7% na média de dias úteis. O volume de concessões acumulado em 12 meses deve passar de 7,8% em abril para 8,5%.

Rubens Sardenberg, da Febraban, destacou a melhoria no mercado de crédito em 2024, beneficiada pela queda das taxas de juros e moderação das taxas de inadimplência, embora incertezas macroeconômicas possam impactar o crescimento futuro.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte