O Carrefour anunciou a compra do Grupo Big Brasil do Walmart por quantia total de R$ 7,5 bilhões.
A rede Big pertence a uma sociedade entre a firma de private equity Advent International e o Walmart.
A aquisição ainda está sujeita a avaliação do Conselho Administrativo da Defesa Econômica (Cade), mas deve ser aprovado até 2022, segundo expectativa do Carrefour.
Impacto: Positivo. A nova aquisição permitirá ao Carrefour expandir sua presença para regiões onde sua atuação ainda é limitada, como Nordeste e Sul do Brasil. O varejista afirmou que a rede de lojas do Big tem grande complementaridade geográfica, permitindo a expansão de seus formatos tradicionais. A expectativa é que a operação acrescente R$ 1,7 bilhões ao EBITDA DO Carrefour, além disso; a companhia informou que apensa a parte imobiliária do negócio vale cerca de R$ 7 bilhões, de acordo com uma consultoria independente.
PLANNER: Carrefour BR (CRFB3) – Aquisição do Grupo BIG por R$ 7,0 bilhões
Em fato relevante, o Carrefour Brasil comunicou ao mercado um acordo com o Momentum – Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, controlado por entidades sob gestão de entidade afiliada à Advent International Corporation, e Brazil Holdings S.C.S, companhia controlada pelo Walmart Inc., como vendedores, para aquisição da totalidade das ações de emissão do Grupo BIG Brasil S.A. (“Grupo BIG”) pelo montante total de R$ 7,50 bilhões (Enterprise Value estimado de R$ 7,015 bilhões). O Carrefour Brasil comprará a totalidade das ações de emissão do Grupo BIG Brasil.
Alguns detalhes:
• A Rede de lojas do Grupo Big apresenta forte complementaridade geográfica, para o Carrefour;
• A aquisição do Grupo Big expandirá a presença do Carrefour Brasil em regiões onde tem penetração limitada; como o Nordeste e Sul do país, e que oferecem forte potencial de crescimento;
• A transação vai reforçar presença do Carrefour Brasil em formatos nos quais tem presença mais limitada, como supermercados (99 lojas Bompreço e Nacional) e soft discount (97 lojas Todo Dia) e também atuará em um novo segmento com o formato Sam’s Club, através de contrato de licenciamento com Walmart. Este modelo de negócios único, premium e altamente rentável; voltado para o segmento B2C, é baseado em um sistema de associados, com mais de 2 milhões de membros; e tem um forte foco em produtos de marca própria;
• O Carrefour Brasil identificou potencial de sinergia significativo desde o primeiro ano, aumentando gradualmente para representar uma contribuição adicional líquida ao Ebitda de R$ 1,7 bi anualmente, três anos após a conclusão da operação.
O Grupo Carrefour Brasil planeja otimizar a rede de lojas convertendo as unidades Maxxi para a bandeira Atacadão. A Companhia também espera converter parte das lojas BIG e BIG Bompreço para as bandeiras Atacadão ou Sam’s Club. As demais lojas serão convertidas para a bandeira de hipermercado Carrefour.
Direito de Recesso – Será garantido aos acionistas, nesta data, (24/03) o direito de retirada com base no valor patrimonial contábil das ações da Companhia que não votarem favoravelmente à Incorporação de Ações, que se abstiverem de votar ou que não comparecerem à Assembleia Geral Extraordinária pertinente, a ser devidamente convocada até o fechamento da Operação.
A ação CRFB3 encerrou cotada a R$ 19,27 com queda de 0,6% no ano.