O câmbio é o mercado onde são negociadas as moedas estrangeiras, em que cada moeda é negociada em pares. No Brasil, o mercado de câmbio é regulado pelo Banco Central, que define as regras e políticas para a negociação de moedas estrangeiras no país.
Portanto, trata-se de uma relação entre valores de duas ou mais moedas. Uma operação financeira em que há compra ou venda de moeda estrangeira.
Com funciona o mercado de Câmbio
O câmbio funciona por meio da oferta e demanda de moedas estrangeiras, assim como ocorre com outras commodities no mercado. A cotação das moedas se define em relação à moeda local. Assim, o que o valor da moeda estrangeira é expresso em termos da moeda local.
No Brasil, a negociação de moedas estrangeiras ocorre por meio de instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central, como bancos, corretoras e casas de câmbio. Além disso, a negociação das moedas estrangeiras ocorrem tanto no mercado à vista, quanto no mercado futuro. Ou seja, em que a liquidação da operação ocorre em dois dias úteis, bom como, onde a liquidação possui uma data futura pré-determinada.
Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos altamente recomendados, veja por aqui.
Vantagens e Desvantagens
As vantagens de se investir em câmbio incluem a possibilidade de diversificação de portfólio. Bem como a proteção contra riscos cambiais em investimentos internacionais e a possibilidade de obter lucros com a valorização das moedas estrangeiras em relação à moeda local.
Por outro lado, a negociação de câmbio também apresenta riscos. Como a variação da cotação das moedas, a volatilidade do mercado e a influência de eventos políticos e econômicos internacionais sobre as cotações das moedas.
Além disso, o Banco Central estabelece as regras para a entrada e saída de moedas estrangeiras no país, incluindo limites para a compra de moeda estrangeira por pessoas físicas e jurídicas, e também é responsável por fiscalizar e regular o mercado de câmbio.
Em resumo, o mercado de câmbio é um importante segmento do mercado financeiro, que possibilita a negociação de moedas estrangeiras e a proteção contra riscos cambiais em investimentos internacionais. No entanto, você precisa estar atento aos riscos envolvidos e buscar informações sobre as regras e políticas definidas pelo Banco Central para a negociação de moedas estrangeiras no país.
Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.