No início de junho, os preços do café robusta no Brasil retomaram sua ascensão, com o Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6, peneira 13 acima, alcançando R$ 1.247,17 por saca de 60 kg na quinta-feira, 6, estabelecendo um novo recorde real na série histórica do Cepea, que teve início em novembro de 2001 e foi ajustado pelo deflacionamento do IGP-DI de abril de 2024.
De acordo com especialistas do Cepea, esse aumento é impulsionado por projeções que apontam para uma oferta mundial restrita dessa variedade, devido às condições climáticas desfavoráveis no Vietnã, principal produtor de café robusta. Apesar das recentes altas nos preços do café, há poucos vendedores ativos no mercado spot brasileiro. Atualmente, o foco dos agentes tem sido na colheita do café da safra 2024/25, que está em pleno andamento.
No Espírito Santo, o maior estado produtor de café robusta do Brasil, informações de agentes consultados pelo Cepea indicam que aproximadamente 40% da produção estimada já foi colhida. Em Rondônia, outro estado produtor importante dessa variedade, a colheita está mais avançada, restando cerca de 25% da produção estimada para ser colhida.
Notícia publicada originalmente em: https://ruralnews.agr.br/agricultura/cafe/cafe-robusta-atinge-novo-recorde-na-serie-historica