Confira a análise do BB Investimentos referente ao BTG Pactual (BPAC11) que faz parte da Seleção BB 2023. Dessa forma, os analistas do BB destacaram o banco tem crescimento e rentabilidade em um modelo de negócios multidimensional alinhado ao novo mercado bancário.
BTG Pactual tem estratégia de diversificação
De acordo com o BB, o BTG, representa o melhor de dois mundos, combinando o crescimento e agilidade do novo modelo bancário com foco digital e a rentabilidade do modelo tradicional. Contudo, o ano de 2022 foi emblemático, para a consolidação da estratégia de diversificação dos negócios do BTG, que conseguiu registrar sucessivos recordes, provando que cada vez menos seu desempenho depende de uma atmosfera necessariamente favorável para o mercado de capitais.
Conforme a análise do BB, o maior destaque em relação ao crescimento, e que acreditamos deva se manter em evidência, vem da estratégia de distribuição digital, com as linhas Asset e Wealth Management and Consumer Banking, que registraram subsequentes resultados e captações recordes ao longo de 2022, além da área de Corporate Lending, cuja carteira e margens se expandem em bom ritmo e com qualidade.
“Em nossa opinião, o retorno sobre o patrimônio líquido consistentemente na casa dos 20%, e o robusto crescimento de lucros nos anos recentes, apesar da também larga expansão dos custos associados ao crescimento, justificam o prêmio dos múltiplos em comparação com demais pares. Essa combinação reforça a ideia de crescimento com rentabilidade que torna a tese do BTG única”. Ressaltaram os analistas do BB.
Riscos
Por fim, os analistas do BB identificaram alguns riscos no investimento:
(i) Eventos que possam impactar negativamente as janelas de emissões no mercado de capitais produzem impacto significativo nas linhas de investment banking.
(ii) por se tratar de uma empresa associada a crescimento, variações em premissas capazes de alterar a taxa de desconto são capazes de agregar volatilidade às ações acima da média.