Confira a análise da equipe do BTG Pactual sobre a Petrobras, removida de sua carteira mensal de ações. Dessa forma, os analistas percebem a empresa negociando a patamares extremamente atraentes de preço, mas falta de visibilidade sobre os próximos passos da companhia são mais relevantes nesse momento do que o desconto apresentado.

BTG analisa Petrobras (PETR4)

Mais do que praticar preços de combustível abaixo do IPP per se (paridade internacional de preços), o BTG se pergunta quais poderiam ser as implicações da mudança de gestão para a alocação de capital da empresa e o desinvestimento das refinarias. Além disso, com o Brasil precisando importar mais de 10-20% do diesel/gasolina para atender à demanda doméstica pré-pandemia, a escassez de combustível também é outra preocupação.

Dito isso, a Petrobras ainda é uma história muito barata em um setor e um cenário macro muito favoráveis. Portanto, mesmo se os subsídios da Petrobras subirem para níveis mais próximos do período 2011-13, o EBITDA estimado de 2021 ficaria cerca de 20% abaixo do atual e as ações ainda seriam negociadas abaixo de 4x o EBITDA.

Pouca visibilidade é mais relevante que preço

Os analistas acreditam que as ações tomadas nas próximas semanas serão cruciais para restaurar a confiança na precificação da Petrobras e na independência de alocação de capital. Dessa maneira, caso algum tipo de mecanismo seja criado pelo governo para reduzir a volatilidade do preço do combustível, o BTG acredita que ele possa ajudar a liberar a ação da armadilha de valor atual.

Entretanto, a equipe optou pela retirada da ações da Petrobras da carteira, por ainda ter pouquíssima visibilidade se a empresa, sob nova gestão, dará continuidade ao plano de comercialização de 50% de sua capacidade de refino e à nova política de preços da gasolina e do diesel.

Venha conhecer o Clube Acionista, nossa nova plataforma que reúne tudo que você precisa para investir melhor em um só lugar. O cadastro é totalmente gratuito e transformará completamente a sua experiência de investidor, contribuindo para que você faça seus investimentos da maneira mais assertiva possível.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.