Veja a análise do BTG Pactual referente a São Martinho (SMTO3) e entenda porque a companhia foi mantida na Carteira Recomenda de Small Caps do Banco.

BTG espera ambiente mais positivo para São Martinho

De acordo com o relatório do BTG, São Martinho (SMTO) continua a fazer parte do portfólio de Small Caps. Contudo, o setor Açúcar & Etanol passou por uma tempestade perfeita este ano, com uma combinação de:

(i) menor yield agrícola decorrente da seca e geada da safra anterior, que se traduziu em desalavancagem operacional e maiores custos unitários de produção;

(ii) a redução dos impostos estaduais e federais sobre os combustíveis, que derrubaram os preços do etanol;

(iii) preços mais baixos do açúcar devido à expectativa de que o Brasil mude seu mix de produção de energia para alimentos; e

(iv) preços da CBio abaixo do esperado, uma vez que as metas de aquisição foram adiadas.

A ação obviamente sofreu, mas também esperamos um ambiente mais positivo à frente. As chuvas favoráveis até agora (e principalmente se continuarem ao longo do verão) devem permitir a recuperação da produtividade na safra 23/24, conduzindo à muito bem-vinda diluição de custos fixos. Embora existam riscos associados a mudanças na política de preços de combustível e impostos sobre combustíveis da Petrobras, os preços da gasolina já foram consistentemente mantidos abaixo da paridade internacional, e ainda vemos a probabilidade de isenções de impostos de combustível mais baixas em algum momento (tanto no nível federal quanto estadual).

Assim, os preços do etanol podem recuperar alguma competitividade, o que também pode dar um piso para o açúcar. Uma agenda mais ambientalmente consciente do governo recém-eleito também pode reforçar a relevância do setor daqui para frente. E apesar da turbulência, vemos as ações negociando em 7,4x EV/EBIT 2023/24, o limite inferior de sua média histórica. Com tempos melhores pela frente, reiteramos nossa Compra.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte