Logo após o anúncio do resultado do 1T22, que veio bastante abaixo do esperado pelo mercado, a BRF através de seu CEO; Lorival Luz disse que seria implementado um plano para diminuir custos operacionais, afim de simplificar as estruturas para tornar a empresa mais dinâmica.
A BRF está demitindo diretores e eliminando 25% dos cargos em posição de diretoria, que incluiria uma lista com 15 diretores além de executivos no exterior.
A BRF informou “que atualizou sua estrutura organizacional levando em consideração as oportunidades de simplificação; agilidade e sinergias decorrentes da maturidade de seus processos internos”, de acordo com o jornal Valor. O movimento na diretoria deve ser apenas o começo do movimento, que deve estender-se a todos os níveis do grupo.
Impacto: Positivo. Em virtude do downsizing que está tomando corpo na BRF como uma das medidas para a redução dos custos da empresa, que reportou um significativo prejuízo no primeiro trimestre de 2022, a Guide Investimentos acredita que o mercado deva ter uma reação positiva, assim como para os papéis de Marfrig, que atualmente é o maior acionista da dona da Sadia. Além disso a Guide enxerga o fato como uma demonstração da liderança mais atuante do recém empossado chairman Marcos Molina.