Nesta sexta-feira, 17 de maio, celebra-se o Dia Internacional da Reciclagem, uma data instituída pela ONU para destacar a importância da gestão adequada dos resíduos sólidos. No que diz respeito à reciclagem de latinhas, o Brasil é um líder global. Segundo a Recicla Latas, entidade que coordena o programa de aprimoramento da reciclagem de latinhas, o Brasil reciclou quase 6 mil toneladas de latas de alumínio para bebidas desde 1990.

A reciclagem de latas de alumínio para bebidas gera trabalho e renda para mais de 800 mil catadores. Existem 36 centros de coleta em 19 estados, além de centros de laminação e reciclagem, e 25 fábricas distribuídas por todas as regiões do país.

“O trabalho desenvolvido no Brasil para o aperfeiçoamento da reciclagem de resíduos sólidos é resultado de anos de pesquisa e adaptação. A busca por evolução constante é o que faz com que o país se destaque no cenário global, sabemos que a reciclagem faz diferença, não só para a gestão de resíduos e a diminuição dos aterros sanitários, mas também para a manutenção da camada de ozônio e o aquecimento global. A reciclagem é a nossa contribuição para a conservação do meio ambiente”, explica Renato Paquet, Secretário Executivo da Recicla Latas.

Uma tonelada de alumínio economiza 95% de energia elétrica

A reciclagem de resíduos sólidos transforma materiais descartados em novos produtos, reduzindo a necessidade de matérias-primas virgens. Essa prática diminui a exploração de recursos naturais, frequentemente não renováveis, como minérios e petróleo. Reciclar uma tonelada de alumínio economiza 95% de energia elétrica e evita a extração de 5 toneladas de bauxita, matéria-prima essencial para a produção de alumínio.

Além disso, a reciclagem ajuda a reduzir a emissão de gases de efeito estufa. De acordo com a Recicla Latas, em uma década, a reciclagem de latas de alumínio para bebidas no Brasil evitou a emissão de 15 milhões de toneladas de gases de efeito estufa.

“Em celebração ao Dia Internacional da Reciclagem, é essencial que possamos refletir em conjunto sobre nossos hábitos de consumo e descarte para garantir um futuro melhor. Cada ação individual faz a diferença na contribuição para um futuro mais sustentável. A reciclagem é uma ferramenta essencial para construir um mundo onde os recursos são valorizados, o meio ambiente é protegido e que vivamos em um planeta saudável”, finaliza Paquet.

Capacitação de gestores públicos

A Recicla Latas promoveu treinamento para 194 gestores públicos de 93 municípios no sudeste do país, com ênfase na gestão integrada de resíduos. Realizada nos dias 23 e 24 de abril, a capacitação teve como objetivo incentivar a implementação de políticas públicas, aprimorar a infraestrutura de reciclagem, aumentar os índices de reciclagem e promover o engajamento dos gestores públicos na conscientização ambiental para a reciclagem. 

Este evento foi realizado pela Recicla Latas em colaboração com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas/RJ), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad/MG), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama/ES), a Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), o Instituto Anamma, a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e a Polen.

(Enviado por Bendita Imagem)