Ao alcançar uma super colheita na ordem de 3,7 milhões de toneladas, o Brasil conquistou também o título de maior produtor mundial. E tem mais: somos também o maior exportador de algodão do planeta, desbancando os Estados Unidos. Um feito histórico e que marca uma nova era na produção de algodão do País.
Outro resultado a ser comemorado e ressaltado pela Abrapa (Associação Brasileiros dos Produtores de Algodão) envolveu o percentual de 60% da produção já comercializada.
Em nota encaminhada para o Rural News, a Abrapa considera o resultado um feito que precisa ser creditado à simbiose entre produtores e indústria têxtil. Mesmo com a concorrência externa batendo à porta, a perspectiva de consumo interno de algodão tende a ser de 1 milhão de toneladas ao ano, superando os antigos 750 mil quilos. Essa meta estava projetada para ser alcançada somente daqui a 6 anos.
Há uma rede chamada Sou de Algodão, envolvendo a participação direta de pesquisadores, produtores, universidades de moda e também de produtores. Todos com o pensamento centrado em ampliar a qualidade do produto. O algodão brasileiro também ostenta certificações socioambientais.
O incremento às exportações tem como um dos pontos centrais a participação mais efetiva para o Paquistão e Bangladesh, a partir da facilitação de abertura de cartas de crédito. Outros clientes do algodão brasileiro pelo mundo são China, Vietnã e Turquia.
Notícia publicada originalmente em: https://ruralnews.agr.br/agricultura/algodao/brasil-desbanca-os-estados-unidos-e-e-coroado-rei-do-algodao

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.