Ainda com menos de 30% da população investindo seu dinheiro, o setor econômico brasileiro está em grande crescimento.

O mercado de investimentos é um tabu para boa parte da população brasileira, que não acredita na conquista de bons retornos com aplicações financeiras. Mas essa visão vem mudando com o passar do tempo, já que muitas pessoas visualizam boas oportunidades no setor.

O resultado dessa evolução fica claro quando temos acesso ao número total de CPFs registrados em corretoras que trabalham com a Bovespa. Atualmente, a Bolsa de Valores brasileira registra mais de 5 milhões de investidores, um número que impressiona.

Com perfis de investidores variados e com uma ampla opção de oportunidades, o setor está aquecido e aberto para todas as pessoas que tenham interesse na área. Porém, para iniciar bem os seus investimentos, você precisa ter algumas questões em mente.

Não se trata de uma ciência exata

Antes de começar a aplicar dinheiro, é necessário investir tempo para estudar e entender como todo o mercado financeiro funciona. Entrar sem entendimento, apenas com uma quantia pronta para comprar ações, resultará em prejuízo. O estudo é importante em qualquer área de atuação, justamente porque o mercado não é uma ciência exata. Dessa forma, além da teoria, a prática também é de grande valor e ajudará a impulsionar seus ganhos ao longo do tempo

Nunca é tarde para começar

Por mais que, nos últimos anos, o interesse pelo setor financeiro tenha crescido entre os jovens, não existe uma idade ideal para iniciar seus investimentos.

Quanto mais tempo de prática você tem em alguma atividade, maior é seu conhecimento. Porém, começar de forma tardia não impede que você conquiste excelentes resultados, sendo preciso apenas dedicação e um bom planejamento.

O sucesso é uma carteira diversificada

Em seu começo no mundo dos investimentos, é interessante iniciar comprando ações de empresas que você tem proximidade com a área de atuação. Porém, a longo prazo, a diversificação de suas aplicações são de extrema importância para um bom resultado.

Tendo em vista seu planejamento que, nesse momento, já precisa estar feito, com limites de gastos, aportes mensais e até mesmo possibilidades de prejuízos, você conseguirá identificar boas oportunidades ao olhar para todo o mercado, aumentando sua carteira de investimentos.

Com aportes em setores variados, mesmo que uma das áreas não flua como o previsto, outra provavelmente estará seguindo bem, recuperando os prejuízos de forma simultânea.


Seja membro o Clube Acionista: Diversas fontes em um só lugar você só acessa aqui.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte