Quando se fala em “boom do mercado” geralmente se está se referindo a um período de crescimento significativo do mercado financeiro. Esse crescimento pode ser observado em diversos indicadores, como:
O aumento do valor das ações das empresas;
A elevação do volume de negociações na bolsa de valores;
Ampliação do crédito e do consumo;
E entre outros.
Portanto, trata-se de uma fase no mercado de ações em que o volume de transações ultrapassa, acentuadamente, os níveis médios em determinado período, com expressivo aumento das cotações.
Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos altamente recomendados, veja por aqui.
Como o funciona o Boom do Mercado
O fenômeno que pode ocorrer em diferentes países e em distintos momentos da história. Geralmente, ele está associado a fatores macroeconômicos. Tais como o crescimento da economia, a melhoria das condições de emprego, o aumento da confiança dos investidores e consumidores, bem como a expansão do crédito e a redução da taxa de juros.
No entanto, o “boom do mercado” pode ter algumas consequências negativas, como a formação de bolhas especulativas. Além disso, a excessiva valorização dos ativos, a superestimação dos lucros das empresas, a elevação da inflação e dos juros, entre outros. Em alguns casos, esse período pode ser seguido por uma queda abrupta do mercado, gerando instabilidade financeira e prejuízos para investidores.
Por isso, é importante que os investidores estejam sempre atentos ao cenário econômico e financeiro do país, analisando as tendências do mercado e diversificando seus investimentos para minimizar os riscos de perdas em caso de eventuais quedas no mercado.
Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.