Os cultivos da safra de inverno de forma predominante na região Sul do país,  foram os beneficiados pelo clima dos primeiros quinze dias deste mês, sobretudo pela incidência das chuvas. As análises foram apresentadas pelo Boletim de Monitoramento Agrícola, divulgado esta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Houve concentração pluviométrica também em partes da região Norte e do Nordeste, não havendo registro na região central do país, incluindo aí a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Este fato ocorre nesta época do ano, segundo o boletim, pela condição típica de clima seco que facilita a maturação e a colheita do algodão e do milho segunda safra, que estão adiantadas na maioria dos estados. 

Com relação ao trigo, o Paraná, por exemplo, já adiantou a colheita que deve ampliar mais no próximo mês. Em Santa Catarina, as lavouras estão com bom  desenvolvimento e o Rio Grande do Sul foi favorecido pela luminosidade e amplitude térmica no início do mês, favorecendo o desenvolvimento do trigo. 

De acordo ainda com as análises, há uma predominância positiva da anomalia do Ìndice de Vegetação nos três estados, atribuída à boa condição de desenvolvimento dos cultivos de inverno. Em todas as regiões monitoradas, o índice da safra está evoluindo acima da última pesquisa e da média histórica em quase todo o ciclo das lavouras.

Clique aqui para fazer o download do boletim completo.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6364/6389
[email protected]

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte