BNDES, o Banco Nacional do Desenvolvimento, anuncia o lançamento de seu Sustainability Bond Framework (SBF). Além de reforçar a importância atribuída ao tema ASG (Ambiental, Social e Governança), o SBF tem por objetivo viabilizar a emissão de títulos verdes, sociais e sustentáveis, no Brasil e no exterior.  

A iniciativa amplia as possibilidades de captação previstas no Green Bond Framework (GBF), lançado em 2017, que permitiu ao BNDES ser o primeiro banco brasileiro a realizar uma emissão de green bonds no mercado internacional de capitais, com lastro em operações de energia renovável e no montante de US$ 1 bilhão. O GBF foi utilizado também em 2020 para a emissão de R$ 1 bilhão em Letras Financeiras Verdes no mercado local.

O SBF foi desenvolvido no âmbito de uma cooperação técnica firmada com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contou com consultoria técnica prestada pela empresa especializada Sitawi, além de parecer favorável – Second Party Opinion (SPO) – da Sustainalytics, empresa verificadora especializada em projetos sustentáveis.

Os recursos a serem captados em futuras operações com base no SBF serão utilizados para financiar e refinanciar projetos elegíveis – novos ou já existentes na carteira do BNDES – em seis categorias verdes (energia renovável; eficiência energética; gestão sustentável da água, água residual e saneamento; prevenção e controle de poluição; transporte limpo; e gestão ambientalmente sustentável dos recursos naturais vivos e do uso da terra) e três categorias sociais (saúde; educação; e financiamento de micro, pequenas e médias empresas – MPMEs – e microcrédito).

O SBF está em linha com a estratégia do BNDES de reforçar a prioridade conferida ao tema da sustentabilidade, promover a difusão das melhores práticas de gestão socioambiental e de tornar evidentes as inúmeras iniciativas que o Banco vem implementando em seu papel como indutor do desenvolvimento sustentável.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.