O BNDES, o banco nacional do desenvolvimento, comunica o lançamento do novo produto financeiro BNDES Garantia, que permite ao Banco atuar não só via concessão de financiamento, mas também como garantidor do crédito.

Uma primeira atuação em modelo piloto do BNDES como garantidor de financiamentos ocorreu com o lançamento ontem, dia 6, de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) em uma operação envolvendo a Cotrijal, cooperativa que reúne mais de 7.700 cooperados e atua em 32 municípios no norte do Rio Grande do Sul.

Lançados em uma oferta pública pela Ecoagro, os CRAs possibilitaram a captação de R$ 29 milhões, recurso que permitirá à Cotrijal apoiar as atividades de pequenos e médios produtores rurais cooperados. Com vencimento em 2023, os títulos contam com isenção de imposto de renda, se adquiridos por pessoas físicas sob a Instrução número 476 da CVM, e terão amortização e remuneração anuais. A garantia do BNDES incide sobre a cota sênior da emissão, no valor de R$ 17,4 milhões (60% da emissão e remuneração de CDI+0,5% a.a.). A operação é lastreada e garantida, em última instância, pelos recebíveis de membros da cooperativa.

Além da cota sênior, a emissão conta com outras duas classes: uma mezanino, 25% do total emitido e remunerada a CDI +4,5% a.a. e uma subordinada, adquirida pela própria Cotrijal (15% da emissão e remuneração de 1% a.a.), alinhando interesses entre emissor, garantidor e investidores.

O BNDES Garantia representa mais um passo da instituição no sentido de se estabelecer como um banco que promove o desenvolvimento por meio de uma ampla gama de serviços, inclusive aqueles complementares ao financiamento tradicional.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte