No mundo dos investimentos, o termo “Blue Chips” é usado para descrever ações de empresas grandes, sólidas e respeitáveis. Essas empresas são como pedras preciosas do mercado de ações, conhecidas por sua estabilidade, liderança no setor e histórico sólido de crescimento. O termo “Blue Chip” tem origem no pôquer, onde as fichas azuis (blue chips) têm o maior valor.

Como funcionam as Blue Chips

As Empresas Blue Chips são aquelas que lideram seus setores. Tornando os investimentos interessantes para quem procura investir em empresas conhecidas e de grande porte. Geralmente, são ações que costumam resistir bem às turbulências no mercado, proporcionando aos investidores uma base sólida em suas carteiras.

Vantagens

Estabilidade Financeira pode ser um dos destaques. Contudo, isso não significa que não haverá volatilidade, mas sim, que a empresa possui condições para encarar os períodos de turbulências. Dessa forma, investir em Blue Chips significa confiar em empresas com condições financeiras de sobreviver. Assim, reduzindo o risco de perda significativa de capital.

Além disso, muitas Blue Chips pagam dividendos consistentes. Ou seja, fornecendo fonte de renda para os investidores além da expectativa de valorização dos preços das ações. Portanto, considerando a grande participação de mercado e a forte capacidade de geração de receita, a resistência às crises se torna uma outra vantagem.

Desvantagens

Entre as principais desvantagens é que o retorno potencial pode ser limitado. Isto é, como a empresa já atingiu um patamar relevante, o ponto de crescimento pode já ter alcançado o topo. Dessa forma, os preços das ações podem ser mais altos ou, como se diz no mercado: “precificado à perfeição”.

Exemplos de Blue Chips

(NASDAQ: AAPL): A Apple é um exemplo clássico de uma Blue Chip. Líder na indústria de tecnologia, com balanços sólidos e uma base de clientes leais. Os investidores que obtiveram ações da Apple no passado desfrutaram de ganhos substanciais e dividendos consistentes.

Johnson & Johnson (NYSE: JNJ): Esta empresa farmacêutica e de produtos de consumo é outra notável Blue Chip. Com uma longa história de dividendos crescentes e produtos amplamente reconhecidos, atrai investidores que buscam estabilidade.

Em suma, Blue Chips são como as âncoras de uma carteira de investimentos. São investimentos mais confiáveis servindo de ponto estratégico para uma composição de portfólio.

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.  E para conteúdos exclusivos que podem turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 07 dias grátis!