A transformação digital não consiste apenas em ter presença online e mostrar a marca do seu empreendimento nas redes sociais. Ela vai além disso e implica em uma mudança completa em todos os segmentos do seu negócio.

Por isso, contar com um site, com uma hospedagem de site (pode ser, por exemplo, um servidor VPS) já são alguns passos importantes para promover a transformação digital.

Porém, é pertinente ficar atento para outros elementos que podem influenciar a digitalização na sua empresa. Um deles é o Blockchain.

Para saber mais a respeito desse assunto continue lendo o artigo que preparamos para você.

Conheça o impacto do Blockchain na digitalização de negócios

A tecnologia Blockchain está amplamente relacionada com as chamadas criptomoedas, que nada mais são do que as moedas digitais.

Para entender melhor o que é a Blockchain, é importante conhecer antes o que é e como funcionam as moedas digitais.

Essas moedas são literalmente um dinheiro virtual. Alguns exemplos de criptomoedas são a Bitcoin, a Litecoin, a Ethereum e várias outras.

Assim como as moedas físicas, elas também podem funcionar como investimentos. A Bitcoin, inclusive, demonstrou alta cotação recentemente.

Apesar disso, elas são virtuais, por isso, não existem fisicamente, não podem ser colocadas no seu bolso, em um cofre e nem são controladas por alguma instituição financeira tradicional. A descentralização é uma das principais características delas.

Para serem obtidas, as criptomoedas devem passar por um processo conhecido como “mineração”, que é realizado por softwares específicos para isso.

Mas será que esse procedimento é seguro? Como proteger um dinheiro que não conseguimos visualizar e nem pegar? É aí, na questão da segurança das moedas digitais, que surge o Blockchain.

A Blockchain consiste em uma tecnologia que tem o objetivo de efetuar os registros de transações envolvendo moedas virtuais. Também pode ser conhecida como “protocolo da confiança”, tendo em vista a sua preocupação com a segurança digital em transações financeiras.

Sendo assim, a Blockchain registra informações relevantes, tais como a quantidade de criptomoedas envolvidas, quem enviou, quem recebeu, horários, enfim, a Blockchain é um livro contábil e público das moedas digitais.

Mas como a Blockchain pode impactar a transformação digital nas empresas? De várias formas e a principal delas é trazendo transparência e segurança nas transações online, especialmente quando se trata de lojas virtuais. Quer saber mais alguns outros exemplos desse impacto?

Transparência e segurança

A tecnologia da Blockchain funciona por meio de duas chaves criptográficas. Diante disso, todas as transações realizadas em uma empresa podem ser registradas em um livro-razão público, criptografadas e seguras. Não há a possibilidade de mudanças.

Por isso, por meio da Blockchain é possível dizer que a gestão financeira, de logística, de produção e qualidade ganharão mais eficiência, qualidade e segurança.

Monitoramento

Devido a transparência de informações que a blockchain proporciona, a empresa tem condições de assegurar a qualidade de um determinado produto, graças a recursos que auxiliam a rastrear as matérias-primas.

Um exemplo dessa situação pode ser uma fabricante de aparelhos celulares. Diante da descentralização proporcionada pela blockchain, a empresa pode gerenciar os fornecedores de peças e obter um maior controle nessa atividade.

Isso agiliza, por exemplo, no recall de peças com defeitos, garantindo mais qualidade para o produto e o atendimento adequado aos clientes.

Automatização de acordos jurídicos

Diante da segurança que essa tecnologia estabelece, a blockchain apresenta a possibilidade de automatizar o processo de acordos legais e documentações, diminuindo de maneira eficiente a burocracia que normalmente prejudica o andamento dos trabalhos jurídicos.

De uma forma geral, os contratos de negócios possuem características bilaterais e, por isso, exigem documentação e assinaturas de ambas as partes.

Isso pode resultar em atrasos que prejudicam a produtividade de uma empresa e fazem com que os empreendedores percam prazos valiosos devido à ausência de uma assinatura, por exemplo.

Diante disso, a tecnologia blockchain ajuda a reduzir a lentidão de transações que demandam assinatura e aprovação.

Garantia de recursos

Esse benefício é perfeito para Startups e demais empreendimentos que ainda estão dando os passos iniciais no competitivo mercado.

Geralmente, para tais empreendimentos, é mais complicado captar os recursos necessários para viabilizar os seus respectivos projetos, especialmente em um momento de pandemia e por incertezas na economia.

Vários negócios, a partir do momento que conseguem os recursos necessários, normalmente se deparam no caminho com muita burocracia. Contudo, com a blockchain o gestor pode obter investimentos sem precisar de intermediários.

Graças a isso, várias startups e pequenos empreendimentos já podem colocar em prática as suas operações, criando campanhas para angariar fundos.

Facilitar aquisição de suprimentos

Vários empreendedores sabem de onde estão adquirindo os suprimentos, porém, nem sempre sabem quem são os fornecedores de seus fornecedores.

Nesse caso, a tecnologia blockchain pode ser utilizada para viabilizar a rastreabilidade e permitir que os gestores conheçam todas as movimentações relacionadas ao produto, desde a sua origem.

Um exemplo prático dessa situação pode ser um dispositivo defeituoso. Poder contar com a blockchain em tal situação permite identificar quem efetuou o fornecimento do dispositivo original que apresenta mau funcionamento.

Até mesmo a identificação da originalidade de produtos pode ser obtida por meio da “cadeia de blocos”, visto que ela impede que produtos falsos ou de origem duvidosa possam ser colocados à venda.

Por essa razão, a blockchain permite que as empresas tenham condições de analisar com segurança e precisão se os fornecedores apresentam a qualidade que os serviços exigem.

Proteção para evitar o roubo de informações

Em tempos de pandemia, a transformação digital apresenta muitas vantagens, inclusive, quando o assunto são as compras online. Lembre-se que hoje em dia, com um smartphone em mãos, é possível efetuar a compra de qualquer produto ou serviço sem sair de casa.

Porém, por trás das vantagens, é preciso ficar atento para a atuação de hackers. Sistemas de informação sem segurança são uma porta de entrada para esses cibercriminosos, que podem roubar dados valiosos de qualquer empresa que não adotou a devida proteção.

Com a tecnologia de blockchain, os clientes terão mais controle dos seus dados com uma chave criptografada. Além disso, essa chave poderá ser decifrada apenas pelas empresas que possuírem acesso ao blockchain.

Um exemplo disso é o certificado SSL que protege os dados em um e-commerce. Essa tecnologia é muito importante para a segurança digital e um recurso exigido atualmente em qualquer projeto web.

Por isso, está aí mais uma boa razão para adquirir um serviço de hospedagem de sites, pois as melhores empresas de web hosting oferecem em seus planos não apenas serviços, como um servidor VPS, cloud e domínio, mas também o certificado SSL.

Além disso, ao criar um projeto web de qualidade, opte sempre por um serviço que proporcione mais independência e segurança. Um servidor VPS pode ser uma boa alternativa, pois oferece mais estabilidade e recursos gerenciáveis. Para projetos escaláveis esse tipo de servidor é uma boa opção.

A blockchain é um dos vários recursos que a era digital apresenta para facilitar a gestão de um negócio

Além de ter uma ampla relação com a segurança das criptomoedas, ela pode trazer vários impactos positivos para o seu negócio, otimizando as vendas, a segurança e também o atendimento ao cliente.

Portanto, diante de tantas vantagens, é importante conhecer melhor como essa tecnologia funciona e assim tirar o máximo de proveito das suas vantagens.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte